segunda-feira, 7 de julho de 2008

- ENCHE O COPO


"Com auxílio de palmtops, policiais descobrem carros com situação irregular para achacar motoristas com dívidas de IPVA e multas "– O Globo

A extorsão em blitz já faz parte do cenário carioca. O cafezinho, se tornou em uma cervejinha, que se tornou em um jantar, que se tornou em férias da família e já foi agregado ao salário de policiais corruptos, que infelizmente, tomam conta da cidade.

Eu mesma já fui parada algumas vezes em blitz. Tenho pânico, e por isso mesmo ando com todos os documentos, tudo certinho. Nada de propinas. Vai totalmente contra meus princípios. Juro. Pode me multar, rebocar meu carro... Mas não dou nenhum centavo.

A dura realidade, é que, o medo, a falta de tempo, e a burocracia que o Detran cria para qualquer procedimento são tão grandes, que a maioria se rende à facilidade de molhar a mão com um qualquer. Eu já soube que até míseros CINCO reais já compraram o cala boca de um PM. Que pessoas são essas?

Há alguns anos atrás fui parada na entrada da Urca. Repetindo: ANOS atrás na URCA. Muita falta do que fazer. Então, o meu comentário natural para o guardinha: Vem cá, vocês não tem nada melhor pra fazer não, do que fazer blitz na URCA? Tem tantos lugares para ir. Por que não vão prender bandidos? Pronto! Documentos. Sai do carro... revista na mala.. Ainn. Mas pera lá! Não pode abrir sem a minha presença, espera! Óbvio que não encontraram nada, e fui liberada. Saldo: perda de dez minutos da minha vida, uma cantada do outro guarda com direito a número de telefone (ninguém merece) e cara feia do PM morrendo de raiva quando na saída ainda disse, - Continuo achando que vocês deviam ir por aí catar bandido! Tenho problema sério com esse tipo de “autoridade”.

Agora aparatos eletrônicos caem nas mão de PMs como armas contra a sociedade. A lei seca, que entrou em vigor recentemente, apavora os amantes da birita e cria mais um subsídio para encher o bolso dos subornáveis. Ressalto: Não sou contra nem um, nem outro, muito pelo contrário. A ordem precisa ser restabelecida e as leis devem sim, serem cumpridas. Diariamente nos jornais lemos sobre acidentes de carros de madrugada, claramente gerados por embriaguez. E carros irregulares não podem circular por aí, pois criam mais lenha para a fogueira e contribuem para o caos no trânsito. Mas a finalidade dos novos recursos rapidamente foi corrompida por interesses pessoais e escusos. Já era de se esperar. Não sei porque ainda me surpreendo.

Mas como boa otimista, vou continuar pregando para meus amigos não pagarem propina. Tem que pagar os impostos do carro, e andar com tudo regular. Fazer o que? E não pode dirigir bêbado, é perigoso! Eu mesma já dirigi com muito álcool na cabeça, e hoje recrimino a minha irresponsabilidade. Se não tem infração, não tem nem porque cogitar a hipótese de suborno. Vou acreditar que a lei seca, apesar do desvio do cumprimento, vai diminuir muito o índice de acidentes e mortes. E os policiais dos palmtops foram reconhecidos nas fotos, e parece que vão ser presos.
É um começo, e pode não mudar muita coisa, mas prefiro acreditar que é a metade do copo cheio!

Nenhum comentário: