sábado, 10 de janeiro de 2009

- PINÓQUIOS MASCARADOS


Quem na vida já não conheceu um mentiroso compulsivo? Eu tive um rolo há anos atrás que era assim. Não posso negar que me divertia. Cada vez que saíamos com casais diferentes, amigos diferentes, eram as mesmas histórias, mas com versões completamente divergentes. Quanta mentiiiira. Eu deixava, né? Ia desmentir o coitado na cara dura? Nada. Estavam todos se divertindo, rindo, e eram mentirinhas bobas, sem importância. Dizem que quem conta um conto, aumenta um ponto. Este aumentava pontos, exclamações, interrogações e até reticências.

Existem pessoas que mentem tanto, que quando falam a verdade ninguém mais leva fé. Nunca se sabe. Tenho uma funcionária que vive atrasando. Como ela não vai de ônibus e não pode usar o trânsito como artifício, no começo a desculpa mais recorrente era: o metrô parou. Há? Como assim? Parou? Mas você está atrasada há mais de uma hora. O metrô se pára, pára uns cinco minutos. Mais que isso gera pânico aparece no jornal, imagina. Onde parou? Em que estação? Que horas? Vou ver na internet, vou ligar para o metrô. Como ela percebeu que não colava, as desculpas mudaram. Um dia era tiroteio perto do lugar onde mora, outro dia teve dor de barriga e parou no meio do caminho inúmeras vezes para ir ao banheiro, e por aí ia. Eu dava bronca, e ficava naquela... “me engana que eu gosto”

Aí esta semana, liga ela no trabalho, dizendo que ia atrasar porque estava no hospital tomando soro. Contou que passou mal à noite, que achava que tinha sido intoxicação alimentar, blábláblá. Pensei cá comigo: An han... Sei, sei. Como eu estava ainda em casa, nem dei muita importância. Fiquei mais preocupada em organizar as coisas em função da ausência dela. Mas de repente me deu um clic, peguei o tel e falei com a outra funcionaria: - Liga pra ela agora e pede pra trazer atestado!! Ligou. “Ih, já saiu do hospital, já esta a caminho.” E a pulga atrás da orelha a esta altura do campeonato já estava tão acomodada, que já estava até querendo montar um circo.

Enfim, pensei com meus botões: Estava no hospital nada. Fala sério. Outro clic. Humm. Liguei no trabalho, e pedi: - Quando fulana chegar, cata um buraco nela! Se ela tomou soro, tem que ter um furo no braço, em algum lugar. Vê se ela tá furada! E aí pensei: - Ahhhh, dessa vez eu pego de calça curta! Olha, aos que não me conhecem, não é que eu seja carrasca nem nada, alias, sou uma chefe bem tranqüila. Mas depois de meses de atrasos constantes e desculpas esfarrapadas, não tinha mais opção: Cata o buraco nela!

Para minha surpresa, desta vez era verdade! Ela realmente tinha passado mal, coitada. E depois eu ri, lembrando a que ponto eu cheguei... - Onde está o buraco? Haha. Tava lá, inchadinho, e ela mal, fraca e até bem pálida.

Da mesma tchurma do Pinóquio, tenho uma amiga que volta e meia me deixa recados, tipo: “Me liga URGENTE!” Nas primeiras vezes caia. Ligava correndo e largava o eu que estava fazendo, super preocupada. Nada. Era alguma dúvida boba ou fofoca furada. E pior é que ela insiste até hoje. Manda SMS: “me liga urgente!!!! Preciso falar com você!!!!” An han. Já era. Ligo nada, tô ocupada. Amanhã quem sabe. Mas sempre fica a dúvida: - E se um dia ela realmente estiver precisando de mim, desesperada, pendurada num penhasco? Este é o risco de quem mente sempre: um dia não será mais levado a sério. Vai despencar ué.

Os mentirosos compulsivos seguem à risca a filosofia de um velho provérbio escocês: "Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique." Tá bom, mas eles que agüentem as conseqüências de seus atos. Porque um dia elas virão!! Infelizmente, ou felizmente, nem todos terão a sorte do Pinóquio com um happy end. Ahh, se pelo menos o nariz crescesse... Eu juro que já me daria por satisfeita.

19 comentários:

Lookk disse...

oiii...vim comentar..legal seu blog, gostei...e detesto mentiras...dá uma passadinha no meu tbm
http://itsmycircus.blogspot.com
bjo

Ryan disse...

AAAAH, cara, que horror! Detesto gente mentirosa! u.u

Mas chato é quando o mentiroso conta a verdade, daí tem que ficar esperto.

Engraçado... o mentiroso nunca é mentiroso o tempo todo. Quem mente o tempo todo é previsível demais.

http://ofensivamente-neutro.blogspot.com/

Dinah Cardozo disse...

Hahahahah.. poxa, é verdade.
Mas o triste é saber que existe uma doença, um distúrbio mesmo, que faz com que essas pessoas mintam compulsivamente Sabe aquelas mesntiras bobas, só pra levantar o ego, mentiras do tipo "ontem achei 100 reais na rua" mas na verdade não achou nada.. pois é, é doença. Lamentável.

João Viana disse...

Adorei seu blog, incrivel mesmo, eu tambem tenho amigos que fazem uma mentirinha besta, mas um dia, como vc mesmo disse, vai cair do penhasco!
;s
e essa da sua funcionaria, coitada dela!
suhaushaushauhsuahsuahs
mais todo mundo mente as vezes, se a comida saiu ruim, ha ta boa!
mas nãoo compulsivamentee!
shauhsuahsuah
adorei mesmo o blog, coloquei nos meus favoritos!

Lucas Monclar disse...

Muito obrigado por visitar o meu blog, mesmo não sabendo muita coisa sobre futebol :)

Agora, vamos falar sobre o seu Blog. Realmente, esse negócio de mentira é um grande problema. Um colega meu muito mentiroso uma vez me ligou desesperado dizendo que tinha sido assaltado. Eu não acreditei. No dia seguinte, descobri que era verdade...

Mas, você é uma chefe tranqüila? Minha mãe dizia a mesma coisa até eu sentir na pele a "bondade" dela. Hehehehe

Bjs

Anônimo disse...

OI!
Realmente esse negocio de ser muito mentiroso trás sérios riscos, mas tbm quem pode dizer q nunca mentiu na vida?
Quem disser q não mente já está mentindo, o risco é acostumar e virar vicio, ai não rola.
Bjs

Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Junior disse...

Ola. Cara de vez em quando meu pai tem mania de crescer as historias tipo seu ex-namorado rsrs. Adorei seu blog... vc ganhou um selo, passa no meu blog para ver como funciona. Parabéns pelo blog.

http://jrtalvez.blogspot.com/

Erich Pontoldio disse...

Acho que esse tipo de fincionário só muda de endereço viu Dani ... aqui na empresa tem um sujeito que ja atou a família toda pra justificar atrasos rsrsrsrsrs

Andréia Silva disse...

Hehe, "cata furo nela"

Mas, a pena desse povvo assim, é que quando dizem a verdade ninguém acredita!

Luana Gabriela disse...

Nossa, melhor post^^
hehehehehehehhehehehe

na faculdade tive uma amiga mentirosa, mas ela rebaixou tanto que teve coragem de pegar nosso dim dim da formatura (ela era Tesoureira) E DAR pra familia do namorado, pra se mostrar e mostrar que tinha dinheiro...

tantas mentiras que ela teve que sair da faculdade...ela vivia em um mundinho só dela ¬¬

princesinha (fantoche)

nossa quase a galera cairam de pau em cima dela^^

mas no fim tudo deu crto...
hihi

MENTIRA É MUITO FEIO
e tem perna curta sim..
e omeça assim
uma mentirinha aqui, outra ali...
depois...
a própria pessoa não acredita mais no que la fala

é triste...é doença =/

=============================

beijooss querida, bom fds

xD

Jaboticaba Preta disse...

Triste é quando a pessoa começa acreditar na própria mentira que falou. Eu também sou do time que mentira ou mentirinha são nocivas da mesma forma.

Beijos e boa sorte com sua funcionária.

Vivian disse...

Adoorei o post.
Está de parabens mesmoo =]
continue assim, bjao :*

JOANA disse...

olá boa tarde querida! amei seu blog.....
suas postagens são tudo de bom estou me deliciando com todas...
desejo a vc uma maravilhosa semana.
grande bj da joana!!!

Andréia Silva disse...

Tem presente pra você no meu blog!

Unknown disse...

Bom dia. Tenho uma pergunta a te fazer, nao acho que você consiga me dar uma resposta definitiva, mas acredito que você pode me ajudar a formar uma resposta a essa duvida que surgiu lendo seu blog, bom la vai: "POR QUE MULHERES MODERNAS PREFEREM HOMENS A MODA ANTIGA?"

Meu nome é Alvaro Soares Trone, tenho 23 anos, moro em Sao Jose dos Campos, interior de Sao Paulo.
caso queira responder pode deixar um email: sp_tuti@hotmail.com

desde ja agradeço a atençao.
tenha um bom dia!

Jaboticaba Preta disse...

Tem selo lá no Blog Jaboticaba Preta. Passa lá depois para pegar o seu prêmio.

Beijocas

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

Odeio mentirinhas, até as mais bobas. E, claro, tô mentindo agora. :D

Anônimo disse...

Hahahaha...conheço o pinóquio!