domingo, 7 de dezembro de 2008

A CUCA FOI PASSEAR E ELVIS NÃO MORREU



Hoje à tarde deitei na rede da minha varanda, meio sonolenta, sem fazer nada, só ali balançando, quando de repente, crianças no prédio vizinho me chamaram atenção: CRÉÉÉÉÉU, CRÉÉÉÉÉU, CRÉÉÉÉÚ, cantavam. Deviam ter entre sete e dez anos. Como assim? Isso lá é música pra criança cantar? Além de passada (porque já deu o que tinha que dar, né?), é uma indecência... E a dancinha então?? Creeeeeeedo.

Não sou pudica, nem conservadora, e longe de ser puritana, mas ninguém merece. Nesta idade eu ouvia Blitz, e cantava letras inocentes como Ridícula ha ha yeah, ou você não soube me amar! Ou pelo menos dançava ao som de músicas com um groove melhorzinho como Billie Jean do Michael Jackson. Entendo que quando novinhos não temos muito discernimento, e o gosto varia de acordo com o que se ouve em casa, na escola ou entre amigos. E imagino que seja difícil “blindar” os filhos contra a imensa quantidade de lixo e gêneros musicais paupérrimos que se ouvem por aí. Mas confesso que ver um bando de meninos felizes cantando créu me deixa super hiper desolada.

Sou bem informada musicalmente, busco sempre novidades. Gosto de jazz, salsa, blues, eletrônico, rock/ pop, até rock pesado, e quando tiver filhos, espero que eles corram de funks apelativos, axés, pagodes e sertanejos assim como eu. Mas vai saber...

E então quando já estou achando que o mundo chegou ao fim, e as novas gerações estão perdidas, descubro uma luz no fim do túnel! No jornal acabo de ler que foi lançada uma coleção de músicas pop/rock para bebês. Agora as crianças podem ser embaladas a um som light de Rolling Stones, Beatles, Pink Floyd, Elvis Presley e Madonna. AMEI!

Ao invés de submeter a criança ao terrível canto do boi da cara preta, ou ameaçar que a Cuca vem pegar, pais e filhos podem curtir juntos uma versão naninha de Wish you were here, Angie ou Love me tender. Isso mesmo. Podemos doutrinar o ouvido do bebê desde o berço, olha que maravilha.

Os cds são baratinhos, custam entre 10 e 15 reais, e parte do dinheiro obtido com as vendas será destinada ao INCA, mais especificamente à área infantil. As capas são fofas, pois foram desenhadas especialmente por crianças da instituição.

Agora só resta esperar que o projeto seja um sucesso e que apareçam outras edições, quem sabe com músicas do AC/DC, Lenny Kravitz, Metallica, Jamiroquai, ou Jack Johnson... hehe.


Coleção Para bebês, gravadora Coqueiro Verde

18 comentários:

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu li uma matéria que dizia que a música que a mãe ouve durante a gestação influência no gosto musical do filho. Não sei se tem alguma lógica, mas o meu gosto músical é parecido com a da minha mãe. Eu gosto de Rock 70 e 80 e sou apaixonado por MPB. Minha mãe ouvia Pink Floyd, quando estava grávida da minha pessoa....



http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Miriã Soares disse...

Concordo com vc, quanto a incentivar o gosto musical das crianças, imagine que quase morro de revolta quando vejo menininhas de tres, quatro anos de idade cantando essas musicas cheias de palavrões e palavras obscenas...

Anônimo disse...

oiee
é HJ EM DIA REALMENTE AS CRIANÇAS NÃO TEM BOM GOSTO MUSICAL QUASE MORRI QNDO ESCUTEI MINHA AFILHADA DE 4 ANOS CANTANDO CREU.. E SOBRE A MAE OUVIR MUSICA E INFLUENCIAR O BEBE EU JA NÃO CONCORDO DETESTO MUSICA SERTANEJA E ERA O QUE MAMAE OUVIU.... NADA COMO UMA BOA MPB OU UM ROCK NACIONAL
BJO

PS ENTRA NO MEU BLOG E COMENTA
http://meninas-mulheres.zip.net/

Plínio disse...

Tipo, o cara acima comentou que o gosto musical da mãe passa para o filho... concordo parcialmente.. se bem que minha música favorita de quando eu tinha 1 ano era o leque moleque do Alceu valença e com 4 era a Sociedade Alternativa do Raul...
Enfim, eu discordo um pouco do post, eu acho que não existe música boa.. música se julga com a alma com a emoção... e o tosco do passado é o cult do futuro... assim aconteceu com o samba com o rock n roll... tudo isso já foi rejeitado por parte da população que se tivessem nascido 20 anos depois talvez aplaudirissem... enfim... deixem as crianças ouvirem créu "pelamordedeus"!

Suzy disse...

Adorei o post*-* me fez lembrar que eu dançava quando pequena "É O Tchan" uheuehuehe :o oo Um horror! Eu sei;( mas eu era inocente e era o que predominava nas festinhas, naquela época o axé desse grupo e outros com dançarinas semi-nuas estava em alta em todo o país, assim como o funk está hoje. Eu acho que o problema não é diretamente a cultura da música.Querendo ou não, cada estilo começou com alguma motivação e assim tem sua cultua, mas a total apelação que virou, digamos assim;) Tipo, eu também não gosto desses estilos que vc não gosta e prefiro os mesmos que vc gosta^____^. Mas citando por exemplo o funk e sertanejo, acho uma generalização da mídia, entende... tudo que está em alta é o que cai na boca do povo. Infelizmente o sucesso na cabeça da imprensa aqui no Brasil passa por um pingo de apelação que só isso é o certo. Enquanto o restante se vira num beco sem saída.
O ruim de tudo é que as letras induzidas à apelação sexual como no caso de alguns funks tem um conceito total na cabeça dos adultos; as crianças que vc ouviu cantando e dançando essa música como eu dançava "É o Tchan" quando criança, provavelmente não conhecem o verdadeiro significado apenas gostam da melodia, mas se souberem o contexto da letra poderam indurzir-se a questões sexuais mais cedo, a Barbie fica de lado mais cedo.
Li numa reportagem essa semana que a indução à tv leva a pratica de sexo mais cedo. Talvez tudo isso não seja um absurdo, apenas uma questão de opnião;)
Mas como vc eu vou preferir que meus filhos ouçam uma boa melodia calminha de Wish you were here^^
heheheh
beijos

Jaboticaba Preta disse...

CD infantil ....que tal Mamonas Assassinas? :D

kkkk


beijocas

Maldito disse...

Metallica?
excwlwntw, aprovado,...poderiamos acrescebtar um Queen de leve?
Parabens pelo blog!
Inté!

Anônimo disse...

Ahaha!
Muito bom, mas tbm não podemos dizer que a Madona é um exemplo formidavel né?
Hum pouco de cultura é sempre bom pra nossas crianças aff...tá mais do que na hora d tirar esse MC's dos gúris.

Jota disse...

essas criancas afff

Anônimo disse...

Existe U2 infantil também.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Dani!

Quando vejo crianças cantarolando músicas apelativas e erotizadas por acharem o ritmo engraçado, me preocupa. Temos bons artistas brasileiros que fazem trabalhos musicais fantásticos, principalmente voltado para as crianças.

Adorei a dica do CD com o pop/rock voltado para os babys. Fiquei com vontade de ouvir, viu!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

Interessante o projeto mesmo. Música para as crianças e nada de créu. rs...

Um abraço>

http://escondidin.blogspot.com/

Anônimo disse...

O problema é competir com essas músicas,a tv aberta vende isso como "produto nacional"...
Mas acho que toda iniciativa é válida.

Gostei do blog, inteligente, serei leitora assídua.

Tiago Cervo disse...

Gostei dessa história dos cds, agora os filhos que eu tiver vão ouvir isso sempre. Espero que eles cresçam e gostem de Pink Floyd, AC/DC e tudo de bom nesse mundo.

Abraço


http://ccdodia.blogspot.com/

Veiga disse...

fala sério!!

apóio o Rock para crianças...

=)

Lara Sousa disse...

Eu também penso como você, as crianças deveriam no minimo escutar algo educativo e condizente com sua idade. Legal a idéia dos CD's quem sabe assim, as futuras gerações teram um bom gosto para música.

beijO

Anônimo disse...

Essas músicas eu gostaria de ter ouvido quando era criança, apesar de gostar bastante de balão mágico (sim, ainda tenho os bolachões). Mas que seria uma experiência única, isso seria!

Bom, se eu ver essas músicas disponíveis por aí, passo aqui e deixo o link.

Beijos
PS: Fica brava não, nunca deixo de comentar um Post, pode ter certeza. E quando faço, leio o post inteiro antes. ;)

Dário Souza disse...

Legal a iniciativa,tb morro de medo de meus filhos sairem com um gosto esquisito desses,deus me livre botar um pivete no mundo pra ficar cantando creu. Eu confesso que cresci ouvindo é o tchan, nem percebia as barbaridade que dizia,mas... cresci hoje tenho um gosto mais refinado xD.