segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

- FELIZ DIA 29 DE DEZEMBRO!


Mais um ano chega ao fim, e logo começam as retrospectivas, balanços e reflexões sobre os dias que se foram. Na cabeça novas metas, novas esperanças, um novo começo.

Me pergunto eu: o que de mágico acontece na noite de 31 para o dia primeiro? Acordarei mais magra? Mais rica? Mais feliz?

Passo o Natal alegre e contente e logo vem a tal contagem regressiva para o Ano Novo. Confesso que esse lance de Reveillon não me agrada muito.

Primeiro surge a preocupação onde comemorar, com quem, festa, ou viagem... tá. Decidido, é necessário comprar uma roupa branca, ahhhh, e calcinha rosa ou amarela, pois é de suma importância roupa íntima nova!! As recomendações: Olha, começa com o pé direito. E mais: tem que dar três pulinhos à meia-noite, comer doze uvas, lentilhas, colocar caroços de romã na carteira, folhinha de arruda atrás da orelha, tomar três goles de champagne e jogar o resto por trás do ombro direito, pular sete ondas,... Pera lá, pára tudo! Isso é uma comemoração ou uma gincana? Dá pra estender a lista pra próxima semana?. É pra curtir a festa ou pra pagar os pecados? Além de todos os rituais dos mais esdrúxulos, temos o compromisso de passar a meia-noite muuuuito felizes. Como não? Tem sim senhor, senão seu ano inteirinho será ruim. Hã?

As expectativas para o Ano Novo são as melhores. Ouço de tudo, entre metas que as pessoas juram que vão conquistar, ou promessas que juram que vão cumprir. São as famosas listinhas. Ano que vem vou fazer uma dieta rigorosa. Vou parar de fumar. Vou entrar na academia. Vou comprar um carro novo. Vou ser mais paciente. Vou me esforçar mais. Vou conseguir uma promoção. Vou ser mais econômico. Vou casar. Vou conhecer o amor da minha vida. Vou comprar minha casa. Vou viajar. Vou conquistar Dudinka!!! (quem já jogou War?).

Ninguém quer pouco não. Agora me diz... Por que esperar o ano que vem? Por que não correr atrás de seus sonhos desde HOJE? Agora!!! As pessoas que querem parar de fumar acham que a partir do dia primeiro surgirá um desejo incontrolável de largar o cigarro? Que vão ter nojinho? Ou que uma nova promoção virá por causa do carocinho de romã que guardou na carteira? Como assim???

Isso tudo soa para mim como a velha história de começar a dieta segunda-feira. Avaliar minha vida e saber o que faço ou tenho de bom ou ruim? Mudar? Melhorar? Ser mais feliz hoje? Ah não. Não tem horário livre na agenda pra esses dias, vamos marcar pro ano que vem? Dia 31 de dezembro eu juro que começo. Meia-noite em ponto!

24 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito do que você citou, realmente pra que marcar essa data?
talvez seria uma "motivação"para as pessoas livrar-se de certos hábitos ou seria meramente uma cultura que já carregamos "desde sempre".
É preferivel fazer o hoje,pois o amanhã à Deus pértence!!!
Muito interessante seu blog!!!
Parabens!!!
E "Tenha um Feliz Dia de Hoje" rsrs

Cássia disse...

Bem, minha vida não mudou mt do dia 31 de dezembro pro dia 1 de janeiro... tbm não fiz por onde... Mas td ano tenho minhas promessas cumpridas e não cumpridas. as não cumpridas são em maior número.


http://gaveta-de-cima.blogspot.com/

David Sampaio disse...

A crítica é muito boa.

Sem dúvida a busca por algo melhor na nossa vida tem que começar hoje, e não em qualquer segunda-feira ou dia 1º de janeiro.

Mas eu acredito que esse espírito de reveillon acaba nos trazendo algo de positiva para refletirmos.
De que uma nova esperança pode brotar dentro do nosso coração.

Por isso façamos dos 365 dias do ano um novo reveillon.

http://arvoreando.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Dani!

O mais engraçado é que para a Revista no qual trabalho escrevi uma matéria justamente sobre isso: o ano novo virou uma gincana de simpatias onde as pessoas ficam ansiosas por dia melhores.

Concordo com vc: o que prefiro é passar o ano novo com as pessoas de quem gosto, seja familiares e/ou amigos. Só de estar feliz nesse dia, para mim, já é um indício de que o ano vai ser bom.

Ah, espero que em 2009 possamos trocar muitas figurinhas na blogosfera.

Bjão e feliz ano novo!

Anônimo disse...

xDDDDD

gostei muito da parte " Pera lá, é comemoração ou uma gincana ? " XD

realmente, supertições não são as melhores coisas do reveillon. e pra falar a verdade a única que tento 'seguir' é a da roupa branca , que na verdade nem é supertição. é mais pq vai tá todo mundo de branco e eu chego lá de preto! xD

enfim, gostei do post!

me lembrou esse trecho de música :

"não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar...não deixe nada pra semana que vem. porque semana que vem, pode nem chegar! "

Pitty ftw! ^^

abraços \o/

Jaboticaba Preta disse...

"Ninguém quer pouco não. Agora me diz... Por que esperar o ano que vem? Por que não correr atrás de seus sonhos desde HOJE?"

Totalmente de acordo!

Feliz 2009 começando já no restinho de 2008.

Beijos

Anônimo disse...

É, concordo com absolutamente tudo que você citou no seu texto, acho que não há necessidades para esses rituais antigos, do tempo da minha Avô. Sobre o fato de as pessoas começarem a planejar suas atitudes como parar de fumar e etc só no próximo ano, acho que a chegada de um ano novo é um incentivo para os mesmos. :)

I want it all ~ disse...

Pois beem, eu tb aprendi "prolixidade" com painho ^^
eu acho interessante a "bagagem" de vocabulário que a gente adquire com o passar dos tempos (:
Beijos :*
Obgg pela visita õ/

Maíra Charken disse...

Nossa, fiquei mal em pensar nessas "obrigações" todas de ano novo. Aaaaffff!!! Dá vontade de mandar tudo à merda e passar o reveillon dormindo.

Maíra Em Palavras

Tiago Cervo disse...

E essa lista de coisas a fazer ainda está pequena... acho qie é interessante pelo menos os que tentam mudar de um ano para o outro, sei que isso não dura nem até o carnaval.. a maioria volta a beber, fumar e tal... mas a intenção conta um pouquinho.

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

Andréia Silva disse...

Oi Dani!
Esse seu Pica Pau tá com cara mesmo de segunda, última de 2008! hehe

Legal seus selos, abaixo...
Como os selos "dão voltas" né?
O Selo Delícia fui eu quem criou, legal, veio parar no seu blog!!!

Boa semana, feliz 2009 pro'cê!

Anônimo disse...

Eu quero conquistar Vladvostok. Adorei o conquistar Dudinka. Figura ! Feliz ano novo. Seria ótimo que acordasse magra e com nojo de fumar. Pena que não é mágica a noite. Ai, tem que se esforçar, é ?

Anônimo disse...

Em 2009 vamos conquistar Aral, Tchita e Omsk, hehehe....

Lucas disse...

Muito divertido seu texto. :)

As pessoas criam esteriótipos para essas datas. Que convenhamos são um pé no saco.

Nao pulo ondas, não como uvas, tão menos guardo sementes babadas de romã.

As promessas de fim de ano sempre esqueço de fazer, ou melhor, prefiro esquecer de fazer. (:


Feliz ano novo pra ti.


Abraço.

Heitor Nogueira disse...

Mesmo sabendo q muitas vezes os projetos q faco pro ano seguinte nao saem do papel!Prefiro acreditar q sempre ao fim de um ano é um ciclo q se fecha e q, portanto, recomeca com um aspecto novo!Como comprar um caderno em branco e colorir e escrever do modo q achar melhor...Ano novo representa pra mim o marco zero de tudo...seja partir pra luta de algo a ser conquistado...seja lutar pra manter as vitórias...cabe a cada um pôr os planos em prática!

Miriã Soares disse...

Odiei tudo que vc escreveu...pq EU gostaria de ter escrito!!! parabéns pelo jeitinho lindo de escrever...bjs

Euzer Lopes disse...

É... o ritual das "simpatias" e promessas de ano novo parecem mesmo uma gingana. Imagine que vc precise de uma mochila para guardar tudo... Sorte que a roupa branca e a roupa íntima amarela ou vermelha dá pra carregar no corpo.
Mas, o que vale é a esperança. Querendo ou não, este dia é mágico. Tente fazer da noite de 31 de dezembro uma quarta feira como tantas outras pra você ver como VOCÊ MESMA se sentirá diferente.

Anônimo disse...

Realmente, já fui de fazer promessas e pular ondinhas etc...
Mas agora, o ano que vem é só a mudança de série do colégio, nada mais (ah, e época de especiais na tv), fora isso nada de diferente! Viver cada dia normalmente é melhor do que fazer promessas (que você sabe que não vai cumprir) e simpatias idiotas.

Suzy disse...

heheuheuh
Verdade! TÕ igual a vc!
ahhh eu só calendários pra questões profissões mesmos uheuhasuhas
no mais... esqueci das datas comemorativas;)
se puder passa lá, anjo:*

http://suzymacedo.blogspot.com/

Mikael Ferreira disse...

é beem legal a tua critica. Me fez lembrar do que uma garotinha de uns 13 anos disse. "FAça tudo o que pude fazer hoje, pois o amanha pode não chegar".
As pessoas estão fazendo isso mesmo, deixando as coisas pra outro dia, ou melhor "vou fazer tudo isso, o ano que vem".
Se posso fazer o bem hoje. Alguem precisa de mim hoje, e não o ano que vem. Eu preciso ser mais feliz hoje e não o ano que vem. EU preciso cuidar mais de mim hoje, preciso parar de fumar hoje, de beber hoje (não bebo, e nem fumo) e não o ano que vem. Chega de ficar adiando as coisas.
Muito bom o teu texto.

abss

Celso P. Neris Jr. disse...

Muito bom moça! Eu partilho da idéia. Acho que a "Idade do Simbolismo" passou faz é tempo.

Anônimo disse...

Minha lista de metas é tão grande que eu já me perdi nela.
Feliz todos os anos para você!!!
beijos

Unknown disse...

hEY
Dia 29 é meu nivér!
\o/
só consegui pensar nisso!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Dani querida! Passando pra lhe desejar um excelente Ano Novo...que essa nova etapa venha com muito sucesso e realizações! Ah, que você consiga chegar na Dudinka...hehehe...infelizmente eu não jogo, mas já vi meu irmão falar sobre isso...hehehe.

Beijão e feliz 2009!