sábado, 16 de agosto de 2008

- A SOBRANCELHA DO GALVÃO

VAI FALAR ERRADO ASSIM LÁ NA CHINA II
- A saga continua -

Existem pessoas que são unanimidade. CHATOS em consenso geral.

Vocês conhecem alguém que goste do Faustão? Ôrra meu, acho que nem me virando nos 30 eu consigo. Tarefa pra jó.

E o Galvão Bueno? Ahhh, o Galvão é aquele chato que infelizmente nos é enfiado goela abaixo. Naquela corrida de Fórmula I, ou naquela mega importante final de futebol, lá está ele: efusivo, superlativo, cansativo. Além de explanar sua parcialidade, engolir com seu ego todo e qualquer convidado ou comentarista ao seu lado, e gritar os Rs num exagero mais que desagradável, confesso que a simples presença dele já me irrita.

Eis que uma noite, feliz e contente assistindo vôlei masculino Brasil X Russia - apesar da tortura galvonesca no meu ouvido, escuto a seguinte frase: Bernardinho vai arrancar as soMbrancelhas...! Espera aí... ouvi certo? Sim, sombrancelhas, repete o Galvão. Sombrancelhas, Sombrancelhas, Sombrancelhas... CINCO VEZES! Na hora, meu primeiro impulso foi pegar uma pinça e arrancar meus cabelos um a um, só de raiva! Depois, mais calma, pensei... Como assim??

Me desculpe, mas esse tipo de erro é inaceitável e imperdoável. Um comunicador do porte dele, na maior emissora do país, ganhando o salário que ganha, e sendo ouvido por milhões de brasileiros simplesmente não pode errar. Pior, errar e não corrigir. Cadê alguém pra corrigí-lo neste momento? Alguém? Ninguém? Professor Pasquale? Mamãããe?

Não foi erro de digitação, falha na dicção, ou cera nos nossos ouvidos - ele não sabe que sobrancelha é sem M. Minha indignação custou meu o sono. E o Brasil ainda perdeu!

Sou chata sim, no que diz respeito à gramática portuguesa. As pessoas não lêem mais, não se interessam. Falam e escrevem errado sem pudor. A Internet, então, é o paraíso dos burros. Qualquer um se vê no direito de escrever não importa o que. É um espaço aberto, democrático, onde não há censura, e infelizmente não existe nenhum santo copydesk para dar uma conferidinha nos textos antes de serem publicados. Desastre total.

Como as pessoas falam errado! É um tal de pra mim fazer, fotinha, quizer, asteristico, ele é DE menor, iorgute, largatixa, táuba. Até furunfu eu já tive o desprazer de ouvir.
Agora está até na telinha da GRobo. Ain. Vou parafrasear nosso “querido” locutor: Haja coração, Galvão!!!

Ps: Sou a favor de aprender uma palavra nova por dia... Hum, sem exageros, pra não ser chata, vá lá. Uma por semana? Uma por mês? Que seja. Leiam: seja um livro, o jornal, um blog (como o meu, hehe). A leitura é o alicerce para o bom conhecimento da língua portuguesa. "É drrrrrramática a situação".

Um comentário:

Anônimo disse...

Você está certíssima. Quem agüenta o Galvão?
Adorei a visita.
beijos