sexta-feira, 20 de junho de 2008

- UMA BRECHA AO ROMANTISMO


Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros por favor
Nas frases desta carta que é uma prova de afeição
Talvez tu não a leias mas quem sabe até dará
Resposta imediata me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa é confessar-lhe uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém.

Recebi este texto ontem.
Romântico, né?... são palavras ditas por César Menotti e Fabiano. Quem???

Também fui inadvertidamente "apresentada" a eles ontem mesmo: são cantores sertanejos!!

Em tempos que falamos abertamente sobre quase tudo, falar de amor, cantando assim aos quatro ventos, é tão fora de moda, cafona, ridículo e totalmente out, que chega quase a ser uma afronta aos nossos ouvidos. Falo isso, porque nasci no Rio, terra do samba, da malandragem, cidade onde todos são os mais espertos e os mais auto-suficientes. Já dizia Adriana Calcanhoto:

cariocas são bonitos
cariocas são bacanas
cariocas são sacanas
cariocas são dourados
cariocas são modernos
cariocas são espertos
cariocas são diretos
cariocas não gostam de dias nublados

cariocas nascem bambas
cariocas nascem craques
cariocas têm sotaque
cariocas são alegres
cariocas são atentos
cariocas são tão sexys
cariocas são tão claros
cariocas não gostam de sinal fechado

É assim mesmo, não há como negar! Mas aonde está o: cariocas são tão românticos?
Não tá! Claro... é porque não são!

E eu, como boa carioca, não fujo a regra e canto:

"Dj aumenta o som... Eu já to de sainhaaaa. Daquele jeeeeito!!! De, de sainha".

"Tentei ligar pra vocêêê. O orelhão da minha rua, estava escangalhado... Meu cartão tava zeradoo, Mas você crê se quiseeeer... "

"Da onde vêm o som?? Rio de Janeiro!
Da onde vem o som? Rio de Janeiro!
E a galera já está ficando louca
Seu Cuca na área
E muito beijo na boca!"

"Vendo pano pra cortina
Vendo verso, vendo rima
Carta pro rapaz e carta pra menina
Eu vendo provas de amores
Por minha poesia e fantasia
Quanto vai pagar?
Um real aí é um real
Um real aí, é um real!!! "

Hahaha, vender prova de amor?? Como assim??
É, esse é o espírito carioca.

Nosso coração não aguenta tanta exposição, tanta declaração melosa como as cantadas pelos sertanejos. Não estamos preparados. Assusta, dá calafrios... e ao ouvir palavras de amor, como as de César Menotti e Fabiano, vem uma coisa lá de dentro... profunda... que mexe com a gente... que sobe pela nossa garganta e quando nos damos conta, sai pela nossa boca: HAHAHA - uma sonora gargalhada, seguida da seguinte zoação: SERTANEJO?? Me poupe!!!

Mas pra não dizerem que estou de má vontade, darei uma chance ao romantismo, eu abrirei meu coração e meus ouvidos... Tentarei ampliar meus horizontes, afinal, sou uma pessoa eclética, e as letras não são lá tão ruins. É só tentar me habituar às melodias e aos intérpretes... ainn.

Bom, enquanto vou tentando, ou ao menos me acostumando a idéia de tentar, mostro que nem tudo está perdido e termino este texto cantando, também de coração, uma música do Cidade Negra, ainda com nosso querido Toni Garrido:

"Quero acordar de manhã
Do teu lado
E aturar qualquer babado
Vou ficar apaixonado
No teu seio aconchegado
Ver você dormindo
E sorrindo
É tudo que eu quero prá mim
Tudo que eu quero prá mim..."

;)

PS. A foto inicial - totalmente brega - tem tudo a ver com este texto. Adooreiiii. Rsrsrs

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom