quinta-feira, 26 de junho de 2008

- MOSTRO O MEU SE VOCÊ MOSTRAR O SEU

Até onde querer saber sobre a vida alheia é repreensível?

Não estou aqui pra analisar a privacidade de pessoas públicas. Esse assunto é batido, gera uma série de exemplos pra lá de discutíveis, e não quero causar polêmicas. Não agora...

Volto-me para a análise de exemplos da minha singela vida anônima, para a vida de pessoas comuns como meus amigos, meus vizinhos e aqueles que não conheço, mas que simplesmente vivem ao meu redor.

O melhor exemplo do momento, e não poderia deixar de ser, é o Orkut. Quem não tem, já teve, quem não teve, já ouviu falar, e quem tem está se rasgando de ódio das novas ferramentas de privacidade.

As pessoas que criam um perfil ali, óbvio que querem se expor, e mais do que isso querem saber da vida dos amigos, dos amigos dos amigos, e pior: de pessoas que desconhecem e que realmente nem interessam. É assim. Quantas vezes já me peguei olhando a página de fulano, que nem sei quem é, nem sei como fui parar ali e na verdade, pouco me importa o que ele faz. Então vem a pergunta: olho pra que? Nem eu sei, fui pega desprevenida, quando vi, já estava lá.

E aí começaram as limitações. Podemos escolher quem verá nossos recados, nossas fotos, quem são nossos amigos... Uma série de vetos. Ótimo! Assim não me exponho tanto e posso colocar aquela foto engraçada que saí fazendo careta só para meus amigos verem, posso comentar daquela viagem sem que o mundo inteiro saiba, posso programar saídas sem que corra o risco de pessoas inconvenientes saibam onde eu vou, e nossaaa, posso até deixar as pessoas só verem os próprios recados! Que maravilha!

Opaaa, mas pera aí. E as fotos daquela mocréia que eu queria ver onde anda? E aquele gatinho que eu acompanhava os scraps diariamente pra saber o que ele estava aprontando? Ahhhh não. Acabou a festa.

Daí penso... Tá certo, se eu não quero mostrar o meu, porque outras pessoas também não censurariam os seus?

E na triste esperança de que as pessoas se abram novamente, começo eu dando exemplo, com simples atitudes: Hum, acho que vou deixar meu álbum para todos verem. Quem sabe até os recados ficarão abertos, e só terei o cuidado de apagá-los de quando em quando?! Vou colocar bastantes informações no meu perfil, e que vejam também meus vídeos, porque não?! Começa a lei da compensação. Eu, tão discreta, cheia de poréns, agora expondo um pouco mais, porque se não pode ver nada, qual a graça?

Voltemos então à pergunta inicial: Até onde querer saber sobre a vida alheia é repreensível? Simples. Não é. Desde que respeitemos o limite igual ao que gostaríamos de expor a nossa.

Aprecio a privacidade, mas acredito que também devemos fugir da redoma e nos revelar, nos expor de forma saudável. Que criemos subsídios para falarem de nós, para podermos também saber dos outros, oras. Toma lá da cá. Sem reclamações. Afinal, é assim se aprende - com a vivência dos outros, é assim que se faz novos amigos - colocando as cartas na mesa. A curiosidade faz parte do ser humano, é instigante. Li em definição: “ faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui ". É isso aí, agrega e faz parte da evolução da humanidade.

Sempre existirá aquele que irá esbravejar: "não se meta na minha vida, que eu também não quero saber da sua". Mas cá pra nós. Não quer mesmo?

O poder da privacidade está em nossas mãos, é só saber conduzir.

É por isso que hoje escrevo. Coloco aqui minha campanha: Fora os intrusos e futriqueiros!
Que privacidade seja seletiva para aqueles que não sabem respeitar! Mas, por favor, deixem os inocentes curiosos saberem um pouquinho mais, poxa. Faz bem a alma e aos ouvidos.

PS: Dizem que a curiosidade matou o gato. Que nada! Isso é intriga da oposição, lorota para inibir os mais saidinhos. O gato tá vivinho. Mia todo santo dia lá pertinho do meu trabalho. É sim, já vi! E não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário: