terça-feira, 11 de novembro de 2008

- HEI, VOCÊ AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ....


Quando saio de casa, a ida ao trabalho é um verdadeiro rally. Além do trânsito caótico que enfrento todos os dias, são ruas esburacadas, motoristas mal educados e barbeiros, pedestres atravessando no meio da rua, e os malditos sinais de trânsito que trazem um batalhão de gente batendo no meu vidro.

Aqui no Rio todos andam de vidros dos carros fechados. Ar-condicionado em carro não é luxo e sim condição sine qua non. Parte porque faz um calor infernal, e precisamos nos refrescar mesmo, mas em grande maioria os vidros ficam levantados por medo à violência e para evitar abordagens no meio da rua. Quando falo em abordagens, não são poucas não... são pedintes, vendedores de rua, artistas autônomos, prestadores de serviços (leia-se limpadores de vidros), deficientes ou doentes, “entidades”filantrópicas pedindo doações, entregadores de propagandas e em quantidade ínfima, os tais ladrões.

Eu tenho por política pessoal não dar esmolas. Não acho que vá efetivamente ajudar a pessoa, muito menos quando é criança. Já ouvi e vi essas tais crianças pegarem o dinheiro e irem direto consumir drogas, ou darem a alguém que os está pagando para prestar este serviço de criança-carente-pedinte-em-sinal.

Quando não é criança, pior ainda, ao invés de pedir, deveria estar procurando um emprego. Porque emprego todo mundo quer, mas trabalhar já são outros quinhentos. Soube que no sinal perto da minha casa os pedintes chegam a ganhar MIL reais por mês. Dado oferecido pelo dono da banca de jornal próxima, que troca diariamente o dinheiro para eles - pega os trocadinhos e troca por notas maiores. Vejam só. Profissão pedinte. E o salário mínimo é quatrocentos quinze reais.

Então em meio à milhares de abordagem no carro, eliminei os pedintes e artistas tabajaras com bolinhas de tênis, porque cá pra nós, qualquer um faz aquilo. E eu não sou pai de pançudo! Próximo!

A vez dos vendedores ambulantes. Primeiro aqueles que penduram as balinhas no nosso retrovisor com maior cavalice e pressa. Odeio. Não quero balinha, nem amendoim, nem nada. E então vêm os caras dos carregadores de celular. Num queeeero. Daí tem o moço do biscoito o Globo, da água, dos brinquedos de crianças, do jornal. Não, não. Próximo!

Ahhh e então aparecem os malditos limpadores de vidros. Como sou relapsa, e meu carro sempre está pra lavar, sou um prato cheio! Óbvio que eles vêm direto esguichando aquela água suja de esgoto com sabão vagabundo no meu vidro. Não quero, nããão, já foi. Ligo o pára-brisa, e ainda tenho que aturar o infeliz batendo no meu vidro querendo dinheiro por uma coisa que eu nem pedi e ainda por cima largou pela metade. Fala sério. Próximo!

Daí vêm aqueles caras vestidos de palhaço pedindo dinheiro sei lá pra onde, pra ajudar as criancinhas sei lá de que. Balela, né? Mas já comprei uma vez um nariz vermelho e um dentinho de plástico para não me perturbarem mais. E aí quando algum deles aparece, já mostro meu kit-palhaço comprado. Palhaça eu, né? Próximo!

A vez dos entregadores de panfletos. Lançamentos de apartamentos, Lavo seu tapete, promoções de supermercados... ain. Não querooo. Confesso que uma vez fiquei intrigada, pois tinham umas meninas entregando um panfletinho, e bem pularam meu carro. Como assim? Eu não quero, mas o que é hein? Haha. Depois descobri que eram propagandas de termas aqui na Barra, e só entregam para homens. Ah tá. Não quero mesmo. Próximo!

Já para deficientes físicos, eu me rendo. Às vezes não há alternativas para eles mesmo. Tem um moço que fica num sinal da Lagoa que não tem um braço de um lado e uma perna de outro. Esta sempre lá, pedindo, sorrindo e tal. Eu às vezes dou, outras não, pois passo ali todo santo dia, e se der sempre, melhor seria assinar logo carteira e dar um salário. E eu não tô podendo, pena. Próximo!

Opa, agora é a vez dos ladrões. Bom, estes nunca deram as caras, e por incrível que pareça nunca me abordaram em sinais. Ainda bem!

Descobri que no final das contas, o trânsito nem me estressa tanto assim. Vou ouvindo minha musica alta, cantando alegremente e seguindo meu rumo. Mais alegre seria se não tivessem pessoas de tempo em tempo invadindo a privacidade do meu veículo! Enfim.. infelizmente não tenho muito o que fazer. Só me resta dizer: E lá vamos nós... próximo!!

PS1. Quem não conhece este vídeo do Mundo Canibal: O dia em que a terra parou, por favor, não deixe de ver!! Muito engraçado e tudo a ver com o post!






Ps 2 de velhotinha, porém esclarecedor e necessário: Gostaria de deixar registrado que não sou contra ajudar os mais necessitados. Eu faço a minha contribuição para entidades carentes com regularidade. Mas acredito piamente que ao dar dinheiro na rua, a pessoa está sim prejudicando a sociedade. Contribua de forma consciente!

26 comentários:

henrique teixeira disse...

.... sem contar os sustos qeu a gente leva quando eles batem no vidro... o coração vai na boca,,,


xxx henrique gteixiera

Sintia Lira disse...

Mas como colaborar para resolver esse problema?

http://nomardoamor.blogspot.com/

Dani Uzeda disse...

Oi Sintia. Acho que deveria ser criada uma lei contra esta abordagem em sinais, pois nos sentimos coagidos a dar dinheiro, por medo ou por pena. E no mais, deveria ser feita uma campanha de conscientizacao da populacao para nao contribuir com os pedintes de rua, e uma orientacao de como colaborar de outra forma com os menos favorecidos. Bjus

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Concordo totalmente com a Dani Uzeda

Anônimo disse...

Ameeei seu blog. mto criativo .. passa la no meu
bj

Anônimo disse...

Vleeu pela visitaa .. :P

eeh .. maalhaçao ateeh q eh massa
xD

Fabiano Fusaro disse...

e siga assim vivendo um dia após o outro.

muito boa a descrição de um simples trajeto, que passa por inúmeras vidas e diferentes histórias de alguns personagens notadamente comnhecidos de todos...

(ainda carregando pra ver o vídeo)

http://rockmundo.blogspot.com

Michel Domenech disse...

Bom o texto!!
É aquele negócio, melhor ensinar a pescar do que dar o peixe, a esmola fomenta a vagabundagem, assim como aqueles programas governamentais, bolsa escola e afins, pois as pessoas se contentam com dinheiro pro chimarrão e pro cigarrinho, logo não sentem necessidade de mais nada. Um beijo, bom blog.

Anônimo disse...

Já bateram no meu. É...sinistro.

Tânia Mara disse...

realmente assusta, a gente a princípio nunca sabe a intenção!

Mas é complicado dizer o que seria melhor. O melhor é relativo... talvez o mais confortável, mas o mais confortável pode ser só para nós que somos abordados e não para os que abordam.
É complicado.

Rayane Cássia disse...

Dar dinheiro na rua não adianta nada, concordo com vocêe (y)
Devemos ajudar de outras tantas formas que por aí (..) mais o dinheiro dado na rua só prejudica.

Anônimo disse...

Concordo com o teu ponto de vista! Aqui em São Paulo é a mesma coisa, e muitas vezes como bem falou, o dinheiro vai pra uso de drogas ou alcool.

Enfim, o que ajuda mesmo essa parcela da população, é a inclusão social, com oportunidade de cursos e emprego. Porém, nem todos desejam levar uma vida regrada, trabalhando em horário normal, igual qualquer um de nós, preferem a liberdades das ruas.

www.comideiaseideais.blogspot.com

Anônimo disse...

Achei bem interessantes suas outras postagens, vou dar uma olhada melhor no seu blog, que eu ainda não conhecia.

Erich Pontoldio disse...

O video é hilário ... a placa do carro do cara é PQP- 6666 hahahahaha.

Vc ja percebeu que qdo aparece algo novo em um semáforo parece praga? Ao mesmo tempo ta em toda cidade ... será que tem alguma empresa ou ONG que ensina os pedintes a limpar vidro, virar malabares, cantar, ou qualquer outra coisa?

Dani Uzeda disse...

haha, nao sei se ensinam, mas se sim, ESTÃO ENSINANDO MTO MAL! haha, tudo tabajara! :)

Anônimo disse...

Ótimo! Vc falou tudo! E ainda por cima colocou um vídeo hilário!!!

Euzer Lopes disse...

A única coisa que eu admito no semáforo são os entregadores de panfletos.
Eles, pelo menos, estão ali trabalhando e não me custa pegar um desses papéis.
Ainda que não sirva pra nada, mando para o lixo reciclável.
Agora, esmola? Jamais. Não me sensibilizo com crianças, grávidas, idosos, pessoas com necessidades especiais, nada disso.
Esquina não foi feita para isso.

Anônimo disse...

Muito legal seu texto.

Infelizmente nem sair de carro hoje em paz podemos mais.

E concordo que dar esmolas não vai ajudar em nada.Existem diversas outras forma de ajudar.

Parabéns,pelo blog!!!
Bjs.

Nah ~εϊз disse...

Vixe, eu ia comentar esse post aqui tb e esqueci!! rsrs
Brigada pelos conselhos!
:)))
Quanto ao post... realmente, a gente tem a intenção de ajudar, mas as pessoas às vezes nao cooperam... usar crianças pra pedir é muita falta de vergonha mesmo... Mas quem sou eu pra julgar. Nunca morei na rua, nao sei o que se passa na mente e no coração deles, quando fazem isso.
Quanto ao post "Espírito natalino": Tá massa! Onde vc pegou essa imagem?
hauhauha
Bjs
;)))

Unknown disse...

conflitos da cidade grande... sempre tem um pedindo...

eeh
dar esmolas não ajuda nada! só piora a condição do sujeito...

bjs

Pedro Ciarlini disse...

Iuhiahuaha
Com certeza! Concordo com tudo que você disse, esses "trabalhadores de sinal" são um saco!

Ahhhhhhhhhhh!

http://ofatorx.blogspot.com/

Pedro Guilherme disse...

hahaha ja quase sai na mao com um mendigo
bateu na janela do carro que parecia um soco haha, mas tem uns que é ingraçado
____________


http://tecnijogos.blogspot.com

Livia Queiroz disse...

Pow concordo plenamente com vc!

O fato é que do jeito que as coisas vão hoje, não temos mesmo como saber se a nossa ajuda realmente AJUDA!

Adoreeeei o video! srsrs

Posso linkar seus blogs pra n perder de vista!

bjaum

Ronaldo disse...

é existe a ajuda e a esmola

para ajudar temos que procurar um lugar que podemos confiar

esmola é facil dar, facil gastar....

belo blog

Jaboticaba Preta disse...

Aqui não temos os artistas e pedintes de rua. Mas temos os policiais multando e os longos e infernais congestionamentos.

Meu marido é muito nervoso quando dirige. Quando vai ao Brasil quase tem um infarte :D

Beijocas

ACÍBEL - Blog oficial disse...

O blog do Círculo Literário Barbarense espera a sua visita!!!
é um blog iniciante que pretende difundir o nome de escritores barbarenses pouco conhecidos!!!
Contamos como você para juntos espalhemos versos de Amor, parágrafos de realidade e compreensão!!!
Até!!