terça-feira, 4 de novembro de 2008

- PERDIDOS NO TEMPO


Às vezes penso no tempo que passo em frente ao computador. Estou perdendo tempo ou ganhando? Não sou viciada, mas confesso que várias coisas da minha vida dependem da web. A começar pelo trabalho, emails, reservas, contato com os funcionários, captação de clientes... essas coisas. Mas isso é necessidade, quero falar do lado fútil.

Eu consulto tudo na Internet. Tô com fome, vou pedir delivery: Internet. Onde fica mesmo a rua tal? Internet. Ih, será que está trânsito para tal lugar? Internet. Preciso falar com fulana, vou ligar, pera... deixa eu ver se ela ta on line. Internet. Preciso pagar minhas contas. Internet. Quem é o tal ator? Não lembro. Internet. Quanto tá o dólar? Internet. Noticias gerais e banais... Internet.

A Internet veio para agilizar nossa vida. Mas vocês já repararam quanto tempo perdemos ligados ao monitor? Antigamente tudo era mesmo demorado, pois o acesso era discado, e demorava uma vida para ir de uma página a outra. Baixar algum vídeo ou música então... ficava por horas, e ainda com o risco da linha cair bem no final.

Hoje todos têm a acesso rápido, computadores mais avançados e em um minuto rodamos o mundo na ponta dos dedos. Sobra mais tempo? Nada. Começamos checando emails, depois pesquisamos alguma coisa, daí a navegação passa pra outro assunto, uma coisa leva a outra... e quando vemos, já se passaram duas, três horas.

Outro dia entrei num site super bacana, chamado faceinhole.com, que você faz montagens de fotos com personagens de filmes, capas de revistas, desenhos e tal. Pronto. Fiquei sei lá rindo e me divertindo colocando minha cara no filme Conehead (aquele filme das pessoas de carecas de cabeça pontuda), foto dos meus amigos dançando lambada, voando como o E.T. e etc... tudo super útil. Quanto tempo perdi nessa historia? Hooooooooooooras. Como se eu não tivesse nada mais importante pra fazer! E tenho, MIL.

Navegar por notícias, youtube, blogs, e assuntos diversos também atraem minha atenção por muito mais tempo do que deveriam. Sem falar do MSN. Como tudo isso atrasa minha vida!! Atrasa no sentido literal. Estou sempre atrasada para meus compromissos.

Tenho amigos que passam o dia falando comigo na Internet. Imagino como seja a produtividade no trabalho. Vi numa pesquisa que o brasileiro gasta em média seis horas semanais navegando no trabalho em sites de interesse pessoal e não profissional. Em geral estão fazendo buscas inúteis ou batendo papo. Imagina o quanto não se perde, falando em termos de dinheiro?

Eu defendo que as empresas devam ter políticas de acesso durante as horas de trabalho e deixar a navegação livre em horários de almoço e pós-expediente. Convenhamos, é o certo, né?! Na teoria sim, mas na prática ninguém gosta e não é o que se vê. Quando há restrições, logo logo o funcionário arruma uma maneira de burlar o veto, e lá este ele, felizão, conversando no webmessenger, acessando emails, navegando pelas mais diferentes futilidades. Não condeno, força do hábito.

Eu tenho sorte de ser dona do meu próprio negócio. Tenho liberdade de horários, não devo satisfações a ninguém e não preciso navegar escondida. Mas será mesmo uma vantagem? No final das contas, eu também deveria estar sendo mais produtiva, e o boicote é ainda pior, pois o próprio patrão está ciente. Eu mesma!

Meus pais são de outra geração e quase não usam Internet. Acham tudo demorado, tem que sentar, ligar o computador, aí ver sei lá o que...iiiih, demora muito. Como assim? É um segundinho! Sim, mas nós, usuários, não nos damos conta que esse segundo num piscar de olhos passa a horas. Começo a achar que meus pais estão certos. Como a Internet é demorada!
PS. Vc tá lendo este post de casa ou do trabalho, hein?! Rsrsrs
PS2. Óbvio que já tô atrasada, pq tô aqui escrevendo no blog!!

13 comentários:

Fernando Gomes disse...

eu tenho esse dilema se internet é uma perda de tempo ou uma grande maravilha..

eita vício desgraçado

Anônimo disse...

Como tudo na vida tem o seu lado bom e o lado não tão bom ..

acho que perdemos um pouco com a net mas tb ganhamos .. agora nessa balança eu não sei como fica o resultado viu??!!


Abç.

Erich Pontoldio disse...

Pois é minha amiga ... estou lendo e respondendo do trabalho e atrasado para uma reunião...hahahaha
Mas ainternet apareceu como forma de evolução assim como a máquina de escrever, depois a copiadora, fax, telefone celular e etc ... e pode ter certeza que no futuro mais comodidades virão pois é a evolução natural do mundo.

Daan disse...

ahahaha..Saba que antigamente,uma musica em formato MP3 levava nada mais nada menos que 8 horas para ser baixada ,é isso mesmo,hoje em menos de 2 minutos vc baixa =D, outro lado bom da net,é ir no Wikipedia e dar contro c,contro v e imprimir ahahahha.. GUERRA não fasso isso para trbalhos escolares XXD~~

Leo Pinheiro disse...

O que leva + tempo, abrir o dicionário ou pegar o CD rom, ligar o PC... etc, etc, etc??? haha

Eis a questão!

Markinhos Wylde Hammett disse...

a net tem seu lado bom quando o usuario quer e ela tem seu lado ruim quando o usuario tbm quer

entao so depende de quem usa
e igual remedio
ta ai para ajudar mas as vezes usado errado pode prejudicar


http://sorockeiros.blogspot.com/

Carolinna disse...

Eu vim retribuir o cometário e me deparei com um blooog, maravilhoso, adorei, escreve e descreve muito bem, parabéns !

Ficarei ligada nas atualizações !
Beijos.

Tânia N. disse...

Amamos a REDE!

Vívian Freitas disse...

Dani, querida, adorei seu comentário.
E lógico corri aqui para ver seu blog. Adorei seu texto. E sobre o perder tempo na web, acho que este é um dos motivos mais evidentes da minha perda na qualidade da leitura de livros. Uma pena, pois livros são muito mais instigantes, mais a internet está aqui na nossa frente a todo momento. Difícil. rs
Mas de qualquer forma a leitura está impregnada na gente. E eu adoro.
Bjim, estou linkando vc!

D.Ramírez disse...

Passei prá conhecer, depois volto pra pitocar..gostei;)

Jaboticaba Preta disse...

Oi Dani, no meu caso eu passo quase o dia todo na frente do computador. Durante o dia no trabalho internet mesmo quase não acesso e lá boa parte dos sites (youtube, orkut, gmail) são bloqueados. Dai sobra à noite em casa para acessar internet com fins particulares, usar skype, msn com a família e amigos no Brasil.

Gostaria de depender menos de internet e gastar mais tempo fazendo alguma atividade física. ficar com o popô sentado o dia inteiro não é bom heheh

Beijocas da Jaboticaba :o)

camilinha disse...

olá,
to linkando todos os seus blogs, pode?
he, he.
beijinhos

Morango com leite condensado disse...

Olá, Dani!!!
Vim retribuir a visita e conhecer seu blog!!! Amei!!! Tdo por aqui é mto legal...

Sobre seu post: Dizem que quando vc quiser saber o quanto gosta de algo, tente se imaginar sem ele... Eu não sei viver sem internet, sou completamente viciada. Acho que os pcs deveriam vir com os seguinte aviso: CUIDADO O USO DA INTERNET CAUSA DEPENDÊNCIA FÍSICA E MENTAL!!!


Bjos