sábado, 1 de novembro de 2008

- ESPÉCIE EM EXTINÇÃO


Outro dia navegando passei por um blog tosco, onde o cara dava dicas de como conquistar e tratar uma mulher. Não era de humor não, era sério mesmo. Don Juan está dando conselhos sentimentais e não sabíamos. Será que montou um consultório?

Dentre vários temas absurdos, o post que li, dizia que homem NÃO deve pagar a conta. De jeito nenhum! Deve sim, dividir desde o primeiro encontro, e de preferência, se tiver uma oportunidade, pedir para a mulher lhe pagar uma bebida. Como assim???

Sou daquelas que acha que homem, sim, tem que pagar a conta. Pelo menos nos primeiros encontros. Não precisa levar num restaurante chique, se não tem condições. Acho que deve levar num lugar condizente com o bolso e fazer a gentileza de pagar. É uma gen-ti-le-za, e aceitar não é abuso. Depois de um tempo, dependendo das condições, não há nada demais em dividir. É necessário avaliar as circunstâncias. Às vezes a mulher ganha mais que o cara, ou então ganha a mesma coisa, e realmente seria até feio ficar aceitando que pague sempre. Mas somente o tempo e a intimidade criam a abertura para haver este tal consenso. Neste ínterim... Não tem jeito, tem que abrir a carteira mesmo.

Segundo o fulano do blog, ainda, se o cara leva a mulher nos primeiros encontros em lugares caros, vai se lascar quando contar a verdade e dizer que não pode ficar bancando. Meudeus, que pessoa é essa? Além de canguinha e mal educado também é mentiroso? Onde está implícito que os primeiros encontros devem ser em lugares caríssimos e a pessoa deve mostrar um padrão além da própria realidade?

Pára tudo. Tudo errado. Tenho pena dos homens que lêem o blog desse infeliz. Pior se ainda acham que vão se dar bem. Eu li, e revoltada, quase deixei um comentário malcriado. Mas não vale a pena. Do jeito que parece ser, iria querer sair no braço. De igual pra igual.

É claro que a mulher lutou para conquistar seus direitos, mas delicadeza, polidez e respeito não têm época e não tem nada a ver com igualdade. Quem não gosta de ser bem tratada? Mulher é sexo frágil sim. É mais sensível, em geral mais emotiva e tem menos força física. Normal. E é obvio que a mulher pode fazer tudo que o homem faz. Inclusive pagar a conta, mas e onde fica o cavalheirismo? Morreu junto com os direitos de igualdade?

Aparentemente para o tal blogueiro, sim.

Olha, eu me viro muito bem sozinha. Sou independente, bem resolvida, troco a lâmpada se precisar, uso a furadeira, conserto coisas, carrego minhas sacolas pesadas, discuto pelos meus direitos, falo grosso quando necessário, mas ainda sim sou mulher, feminina e adoooooro quando um homem está por perto, e pode fazer essas coisas por mim.

Tem coisa melhor do que um homem dar o braço e apoio, quando estamos com o salto muito alto? Ou quando abrem a porta ou puxam a cadeira? Ou quando cedem o casaco, porque está frio? Ou quando pagam a nossa conta? Não, não tem. Qualquer mulher se encanta com um cavalheiro. Isso se chama educação, e não sexismo nem nada parecido.

Em situações diversas, eu também faço a minha parte. Cedo meu lugar para idosos, pago a conta quando convido alguém para almoçar, apanho algo na rua, se alguém deixa cair. São regras de cordialidade, de boas maneiras.

Sei que é difícil acompanhar a evolução da mulher na sociedade. Queremos igualdade, mas não em tudo. Somos fortes e independentes, mas ao mesmo tempo somos frágeis e queremos um “protetor”. Queremos um homem gentil, porém firme; sensível e ao mesmo tempo másculo, que nos ouça, mas que também fale; que não seja machista a ponto de não querer dividir a conta, mas também não seja pão-duro e pague a conta inteira mesmo assim. Somos complicadas, eu sei. E não sou expert no assunto. Mas um gentleman sempre será unanimidade.

Quando vejo blogs como o do tal Don Juan, me decepciono com os homens que estão por vir. Será que já não se fazem mais homens como antigamente?

Ps. Claro que, assim como existem os mal educados, existem as aproveitadoras. Não há cavalheirismo que resista a uma mulher abusada. Mas neste caso, ao invés de deixar a cordialidade de lado, deixe a mulher. Ela sim, provavelmente não vale nem uma conta rachada.
Ps2. Sei que rolou uma curiosidade sobre o blog do Don Juan de araque, mas eu realmente nem sei mais o endereço. Minha indignação não me deixou ter o trabalho de guardar.

14 comentários:

Anônimo disse...

(:
http://snow-balls.net/

Grasiele Rocha disse...

Concordo plenamente contigo. Adorei o post e o blog.
Mas infelizmente os bons homens realmente estão estrando em extinção, e é triste saber disso.

Passa no meu:
http://caminhandoaovento.blogspot.com/

Conto a História de um casamento que não deu certo, de um amor, do passado,entre outras coisas.

Grande beijo.

Anônimo disse...

Oi, Dani, concordo montão. Sabemos nos virar sozinhas, mas um cavalheiro é sempre bem-vindíssimo. Só não concordo em relação a que as mulheres sejam o tal do "sexo frágil", porque em geral eles precisam mais de nós do que nós deles. :-) Homem normalmente não está muito bem equipado pra vida. Acho que essa suposta "fragilidade" de querer ser bem-tratada, seduzida, conquistada é, na realidade, uma força muito maior, porque é uma forma mais inteligente (e com menos gasto de energia) de se fazer uma espécie de "seleção natural". Quem mostrar serviço em termos de proteção -- fica. Quem mostrar que, no futuro, não vai ser muito útil e protetor com você e seus filhos -- vai. Somos espertas e fortes -- mesmo quando parecemos ser fracas. :-) Beijocas e sucesso!

Luciano Castro disse...

Lendo seu post e imaginando a cena:

- Gatinha, paga uma cerveja pra mim, paga?

podida deixar o link dele, estou louco pra dar umas risadas.

Ah, legal o blog. Gostei!

Nério Júnior disse...

Que revolta hein! Pois bem. Acredito que a mulher lutou para conquistar seus direitos. Queria ser igual aos homens. E porque agora os homens que tem que pagar a conta? Acho que tem que dividir sim. E as gentilezas, cada dia um faz a gentileza de pagar para o outro e assim vai.
Hehehe! Falo isso, mas gosto sempre de pagar. Afinal os valores de cavalheiros ainda estão aí.

Muito bom seu desabafo, seu blog e suas opiniões.

http://neriojunior.blogspot.com

Marina disse...

os homens bon de verdade estao sumindo ...
mto legal seu blog...
depois vc passa no meu tbm...
bjao
http://melrym.blogspot.com/

Jaboticaba Preta disse...

Raros não, raríssimos!

Infelizmente ainda tem mulher pós-moderna que se sujeita a todo tipo de humilhação à ficar sozinha.

Beijos da Jaboticaba

Unknown disse...

Muito legal seu blog. E eu concordo totalente com sua visão. Eu sei que é meio difícil para os homens encontrar um equilíbrio para a cordialidade, até por que esse equilíbrio muda de mulher para mulher, mas não acho que eles devam levar ao extremo o pão-durismo ou o machismo.

Dota disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
nnn disse...

Bá, em primeiro lugar o homem que acha que procura ler um "passo-a-passo de como conquistar uma mulher" já vai sair perdendo, afinal, cada mulher é de um jeito, não existe fórmulas prontas para nos conquistar.
Só não concordo que somos o sexo frágil pq fizemos tudo que eles fazem e muito mais.

Tudo muito complexo, na realidade.
Mas uma abordagem muuuuito boa essa tua, afinal, apesar de tudo que mostramos ser capazes sempre é bom um homem cavalheiro e que nos deixe mais seguras (:

PS: manda teu primo olhar Escola de Rock, do Jack Black. HAHAHAH
Beijo querida!

Erich Pontoldio disse...

Cavalheirismo em primeiro lugar .... !!!
Não é que as mulheres ja esperam que os homens paguem a conta ou abram a porta, faz parte do processo, é algo que TEM que estar dentro dos homens ... a não ser que a mulher negue!!!

São palavras... disse...

Ainda vai existir vários comentários sobre homens e mulheres... quem é quem... quem fez o quê...

Mas convenhamos, mulher não tem comparação.


Beijo!

http://sandluckily.blogspot.com/

Vívian Freitas disse...

Já tive um namorado que no primeiro encontro dividiu a conta. Lembro até que eu mesma insisti para isso. Foi a coisa mais burra que fiz na vida... Durante todo o namoro, eu bancava o finado. Credo, me livrei dele em boa hora e conheçi o amor da minah vida depois pela ionternet e estamos aí juntos há 4 anos. Somos hiper felizes e ele é o mais perfeito cavalheiro...

Tiago Cervo disse...

Sem dúvida, cavalhierismo acima de(quase tudo). Eu sei de que site você fala no post, mas seria anti- ético da minha parte expor.
Discordo totalemte de muitas idéias de lá, mas fazer o que, cada um escreve o que quer.

Abraço

http://ccdodia.blogspot.com/