quarta-feira, 29 de outubro de 2008

- A PRIMEIRA IMPRESSAO É A QUE FICA?


Sou muito intuitiva e tem gente que não gosto de cara. Em geral, com o tempo, vejo que raramente me engano. Não é certo julgar as pessoas pela aparência, mas vai dizer que não funciona assim? E quem não concebe pré-julgamentos ao primeiro olhar, que atire a primeira pedra!

Primeiro reparamos o look em geral. Depois a roupa, o jeito de falar, de se comportar e tal. Têm pessoas que vão mais a fundo: dizem que o sapato revela muito sobre a personalidade, o estilo, o gosto, a classe social. Bom, é verdade que muitas coisas podemos perceber com um olhar mais atento.

Em geral quem usa muito tênis, busca conforto, tênis All star, para quem é descolado, e que finge não estar ligando para moda, sapato de bico fino, provavelmente uma mulher executiva ou mais fresca, rasteirinhas para as práticas e vagando por outras categorias ainda têm os sapatos sujos, para quem não é cuidadoso, sapatos de baixa qualidade, provavelmente para quem não tem muito dinheiro, sapatos impecáveis, para quem tem um quê de perfeccionismo e sapatos medonhos para quem com certeza tem mau gosto. E algumas vezes o sapato é até bom e bonito, mas nem um pouco condizente com o local e ocasião, então podemos arriscar que a pessoa não tem um bom discernimento. E por aí vai.

Pensando bem um olhar clínico descobre vários poréns. Não que seja a impressão certa, mas grande parte da personalidade pode realmente ser descoberta através dos pés.

Mas e se você é pego num dia desprevenido? O sapato abriu na frente justo naquele dia, ou o salto lascou na calcada, ou na pressa não achou o par desejado e foi com o primeiro a mão, pois estava atrasada. Ou você se arrumou para ir para um jantar chique e acabou a noite num barzinho chulé da Lapa, com salto finíssimo em meio aos paralelepípedos? Imprevistos acontecem.

Eu mesma já tive meus dias de maus sapatos.

Uma vez fui à academia e peguei um tênis antigo, porém ainda novinho e de marca boa, eis que me surpreendi descalça, andando sobre o chão com minhas meinhas. O solado do tênis simplesmente soltou, praticamente se desintegrou. Descalça pra lá e pra cá, ainda fui à lojinha da academia buscar um tênis inflacionado em 200%, mas para a minha falta de sorte, não havia o meu numero. Só uma tal chuteira. Me recusei. Ainda descalça, ou melhor, de meias, andei um pouco pelo shopping para buscar um sapato para mim e a única loja que achei era uma de sapatos finos. Agora imagina eu com roupa de ginástica e de salto fino? Mais ridícula impossível. Me recusei. Sem muita alternativa, e sem poder malhar, me resignei, paguei o estacionamento e fui para casa.

Tenho acho que cerca de 80 pares de sapatos, contando sociais, de salto fino, de salto anabella, salto médio, rasteirinha, botas, tênis, chinelinhos e afins. Realmente não sei se isso é muito ou é pouco. A relatividade depende do ponto de referência. Agora me diz... que impressão eu passei para quem me viu justo neste dia, no estacionamento do shopping apenas de meias, e já imundas a esta altura do campeonato? Como me julgariam?? “Ah, olha ali uma louca resolveu sair de casa de meias. E a coitada, ainda é uma porca, olha a cor da meia dela!!”Enfim, eu estaria lascada.

Madonna usou semana passada um sapato com salto em forma de revólver. Foi na mesma semana que estava sendo divulgado o seu divórcio. Seria ela uma pessoa vingativa?

E Imelda Marcos, ex-primeira dama das Filipinas, era famosa por seus mais de 3.000 pares de sapatos. Podemos julgá-la extravagante e fútil?

Zeca Camargo sempre aparece com sapatos hiper diferentes e coloridos. Seria ele gay por ser fashion?

Eu, no meu dia de cão, descalça no meio do shopping, seria uma mendiga perdida na rua?

Depois dessa, revi meus conceitos. Não vou deixar de ter meus julgamentos à primeira vista... Tá doido? Não sou santa e nem de ferro. Mas agora, além de avaliar os sapatos, vou ser mais cautelosa sobre o contexto geral. Hehehe. Nem sempre é o que parece ser. Ou é. Ainda bem que minha a intuição me ajuda.

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu há algum tempo achava sim que a primeira impressão é a que fica, mas depois ao conhecer melhor a pessoa, eu acabei amanda quem eu mais achava estranho, rs !!!

Beijos !!!

Erich Pontoldio disse...

Se for reparar em mim de acordo com roupas e sapatos, eu provavelmente terei múltuiplas personalidades...rsrsrsrs

Sobre o site de telepatia ... vc fez o teste e deu certo em todas?
É apenas uma jogada matemática q eu ainda não descobri.

Anônimo disse...

Eu tenho um evento no Domingo e agora vou ter que comprar um sapato novo !!! Uia !

Leandro Merlllin disse...

"Coração dos outros é terra que ninguém anda"...

Jargão antigo, mas que diz tudo. E se formos juntar isso aquelas velhas idéias pré-concebidas das pessoas então. . .

Eu adoro all-star (sua defição realmente combina muito comigo), mas também gosto de andar descalço. Aquele falso seguidor de modas...

Realmente é a velha história da beleza que põe mesa... Mas eu nunca tinha parado pra pensar quanto aos sapatos... Adorei mesmo a sua análise um tanto quanto investigativa sobre isso... xD

Parabéns não só por este texto, mas também por alguns outros. Virei aqui sempre, okay?!

Beijo grande!
Leandro Merlllin
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com/

Leo Pinheiro disse...

A primeira impressão é a da alma, as segundas são poluidas por nossa 'consciência'.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Dani!

Que legal seu relato sobre os sapatos...hehehe...também sou observador, gosto de detalhes. O que mais reparo são os jestos e expressão das pessoas ao falarem...isso diz muita coisa. Depois que vc lê o livro "O corpo fala", vc começa a analizar as pessos e até vc mesmo em algumas ações...hehehe

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Publisher Girl disse...

Seria muita hipocrisia da minha parte afirmar que não julgo à primeira vista. Não tem como. É quase involuntário. Você vê uma criatura diferente, um ato qualquer ou uma situação, é do ser humano ter um conceito à primeira vista. Por acaso, quem viu os sapatos exóticos do Zeca Camargo, foi investigar porque ele estava usando, foi procurar saber quem ele já namorou, se ele é comido ou sei lá o quê? Que nada! É instinto. E, claro, com uma pitada de intuição feminina, fica mais preciso o julgamento à primeira vista.

Unknown disse...

eu gosto de ser diferente, tipo usar um tenis de cada cor, e assumir que amo o michael jackson !

por isso que me taxam de gay ¬¬''


odeio isso

Unknown disse...

ahhh


vc pode ter gostado do meu blog,mais não precisa comentar tres vezes o mesmo post !


aguardo mais visitas suas, e vou procurar o filme que você me indicou ! :D

Anelise disse...

É querida, realmente todos se encantam com a aparência. Um dos meu maiores pecados é a vaidade, penso que pq eu tenho como me arrumar e tenho muita noção de moda as outras pessoas tbm tem, ou pior, tem que ter.Acabo me esquecendo tbm do gosto, cada pessoa tem um gosto diferente.
Durante a semana vc pode me ver de All star, rasteirinha ou um tênis qlq, no fds vc me verá de sapatilha, salto alto ou um sapato mais transado. Acho que o nosso sentimento no momento tbm influi no estilo.

por isso é bom ter bastante roupas e sapatos...
ahsuahsu

BiGbEiJãO

ps: amei seu blog.

nnn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nnn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nnn disse...

Oooi, adorei teu blog Dani.

Ri demais ao ler "tênis All star, para quem é descolado, e que finge não estar ligando para moda". Conheço muita gente assim, e, ops, talvez faça parte um pouco.

Acho que o tempo pode mudar tudo, PRINCIPALMENTE a primeira impressão. Mas se a primeira impressão não permitir que tu volte a ver a outra pessoa, bom, daí ela é importante mesmo.
Tinha feito um rolo gigante no comentário que apaguei. Sorry. hueuheuheuhe

Beijo.

Jaboticaba Preta disse...

O furo do sapato do Michael Douglas eu nem vi:D Fiquei mais tempo admirando a beleza e o charme que ele tinha quando mais jovem.


beijocas

Anônimo disse...

axava q a 1 impressaum fikava depois de conhece uma pessoa q odiei a 1 vista e me torna amigaum dela e conhece uma q a 1 vista fui ca carae me torna inimigo mudei essa teoria


http://www.blogpaporapido.blogspot.com/