sábado, 18 de outubro de 2008

- CADÊ O QUEIJO QUE ESTAVA AQUI?

Um belo dia apareceu um rato no meu trabalho. Ai que desespero. Um horror! Sei que é casa, sei que é passível de vir da rua e tal, mas aqui não violão. Fiquei tensa demais... Em dez anos de casa nunca tinha aparecido um rato que fosse, e barata nunca foi problema. Pra não mentir, raras vezes, no verão, aparece uma ou outra petulante, voando da rua. Bom, daí não tem como evitar. Urg. Mas nem quero falar sobre isso. Voltando ao rato... A medida? “Dois-meia-nove, meia-nove, meia-nooooooove, insetisaaaaan. É um pouco mais caro, ahhh, mas é muito melhor.” INSETISAN NELE!! Quem não lembra da propaganda??

Primeiro a visita do biólogo. Daí o cara, pra mostrar serviço, quer me explicar tooodos os tipos de ratos existentes, detalhadamente. Tem o de telhado, o de esgoto e o camundongo, um é assim o outro assado. Eca, moço, tá bom, tá bom, explica muito não.

Na verdade o rato aparecia à noite e depois sumia. Era visitante noturno havia já umas duas semanas, acho. Mas soube que o vizinho, três noites antes, tinha matado um rato, o que eu supus que fosse o tal, pois desde então nunca mais houve vestígios. Enfim, sendo o rato do vizinho o mesmo que o meu ou não, achei melhor não arriscar. In-se-ti-san.

Como tudo na minha vida eu fuço na Internet, neste caso não foi diferente. O assunto aguçou a minha curiosidade sádica de pesquisar no google tudo sobre os roedores: tamanho, características do corpo e informações gerais. Bem informada, serviço contratado, cheia de armadilhas pela casa e ainda com a garantia de visitas regulares da detetizadora, me senti aliviada.

Porém meu olhar sobre o tal bicho mudou. Sempre achei horrível, claro, mas outro dia vi na TV propaganda do filme Ratatouille, e fiquei com eca total. Com certeza é da espécie de rato de telhado conhecido como rato preto: orelhas grandes e salientes, focinho afilado, rabo comprido, é dotado de habilidades para escalar, equilibrar-se e roer, e habita o forro das casas, os depósitos e armazéns (sei tuuuudo). Esse é o “queridinho” Ratatouille, que aparece num restaurante, mete a mão na comida, se torna um grande chef de cusine com final feliz para todos. EEEECAAAA. Tem história mais nojenta? Tem sim. E também em longa infantil.

No filme Encantada, da Disney, em certo momento a princesa está em NY e resolve arrumar o apartamento do mocinho. Abre a janela entoa seu cântico alegre, só que ao invés de atrair passarinhos, esquilos e coelhinhos, como Branca de Neve, atrai ratos de esgoto, pombos e baratas. E todos juntos cantando e dançando deixam o apartamento um brinco! Limpinho da silva. EEECAAA. Tem uma hora que a Encantada canta com três baratas na mão. Até fechei os olhos.






Mais? Acho melhor não. E isso lá é coisa pra se mostrar pra criança?? Irkat. Nem pra adulto, pelo amor de Naná! Mas confesso que mesmo tendo fechado os olhos em vários momentos da canção Happy Working Song, achei a idéia de um sarcasmo espetacular! Alias, adorei o filme. O roteiro me surpreendeu.

Parece que adoram fantasiar a imagem dos ratos para as crianças. Ao invés de mostrarem que são sujos, transmissores de doenças, e asquerosos, passam a imagem que ratos são bonitinhos e amiguinhos! Desde poemas: O rato roeu a roupa do rei de Roma! Coitado. À brincadeirinha: Cadê o queijo que estava aquiii? O rato comeu. Cadê o rato? O gato comeu, pô! Até o conto sinistro do flautista de Hamelin, que leva uma rataria sem fim para fora da cidade. Ui. Mickey Mouse? Rato também, eca. Jerry (do Tom), outro rato, eeeeca.

Pânico de rato!! E olha que eu nem vi o bicho. Me custou uma fortuna (carooo)! Mas não tô nem aí. Foi um dinheiro bem empregado e agora posso dormir tranqüila. O rato se foi e ficou o trauma. De deux maux il faut choisir le moindre -> Dos males o menor.

PS. No playlist, MICHAEL BUBLÉ, cantor canadense.
Ele é jovem e consagrou-se como grande cantor de jazz, mas às vezes toca pop também. A musica Everything eu AMOOOOOO! L-0-V-E tb! Ouçam!

Vai rolar show dele no VIVO RIO agora 22 de novembro, a preços bilhardários. Ain.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais dois filmes com ratinho: "Bernardo e Bianca" e "Fievel - um conto americano".

: )

Dani Uzeda disse...

eca, ecaaaa. hehehe

Anônimo disse...

é....preços bilhardarios...dancei.
hahahha

Jana disse...

Ai não posso ler essas coisas não, odeio essas coisas nojentas, mas o longa infantil eu achei gracinha rs

beijos