quinta-feira, 2 de outubro de 2008

- ME DEIXA VIVEEER... LENDO!

Livros, livros e mais livros.

Estou numa fase totalmente dedicada a leitura. Na TV não há nada que me prenda, então me forço a pegar um livro todas as noites, ao invés de zapear sem destino pelos canais da SKY.

Às vezes entro numa fase compulsiva de comprar livros, e ao adquiri-los, coloco para escanteio e nem me dou ao trabalho de começar a leitura. Tudo bem, mas está ali e um dia a vontade virá.

Acho que cada momento pede um estilo de livro. Depende do dia, do humor. Eu leio cinco, até seis livros ao mesmo tempo.

Estou tentando ler A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, de Markus Zusak, há meses. Acho chaaato, e não consigo passar das primeiras páginas. Ainda estou tentando, pois quero dar crédito à listagem dos mais vendidos. Deve ser bom, não é possível.

Outro que não consegui acabar foi a CIDADE DO SOL, do mesmo autor de Caçador de Pipas, Khaled Hosseini. Lento, não prende e não chega nem de longe do primeiro sucesso do autor. Mas vale porque se passa no Afeganistão e dá pra ter uma visão “interna” do que acontece por lá. Tô no finzinho, quem sabe embalo.

Tento sempre ler um livro com algum contexto histórico ou que apresente uma cultura diferente. Já que estou lendo, porque não aproveitar e aprender algo? Gosto muito também de biografias. E para os breves momentos livres, leio livros de crônicas, ou que tenham capítulos independentes, que eu não tenha que ficar presa até o final. Tipo leitura rápida.

Aqui vão os últimos que li (e terminei!).

- A VIDA SEXUAL DOS DITADORES, de NIGEL CAWTHORNE


Li recentemente. Adorei. Foge da narrativa histórica comum e apresenta aspectos pra lá de curiosos de Stalin, Mao Tse-tung, Napoleão, Mussolini, entre outros. Gostos excêntricos, atitudes bizarras, e muito mais... nada poderia ser normal vindo desses homens.

- EU NÃO ACREDITO QUE VOCÊ FEZ ISSO! As coisas mais engraçadas, maravilhosas, chocantes e estúpidas que as pessoas famosas já fizeram, de BOB FENSTER

Outro livro no estilo fast food. De fácil leitura, o livro conta fatos engraçados e peculiares de artistas, políticos, reis e afins! O autor relata passagens dos bastidores do cinema da música, curiosidades gastronômicas dos famosos, o que eles gostariam de ter sido, atividades que eles exerciam antes da fama, entre outras. Você sabia, por exemplo, que Sean Connery antes de sonhar em ser 007 era polidor de caixões? Nada de profundo ou intelectual. Apenas futilidades fugazes para alimentar a curiosidade alheia. Gostei.

- COMER, REZAR, AMAR, de ELIZABETH GILBERT


Acabei de ler. Ontem! A proposta inicial da autora é ótima: tirar um ano sabático. A idéia é passar quatro meses na Itália, para experimentar a arte do prazer, neste caso, da gula e ócio, quatro meses na Índia para exercitar a arte da devoção, meditar e elevar-se espiritualmente, e quatro meses na Indonésia para buscar o balanço entre o prazer mundano e a transcendência divina, enfim o equilíbrio. Bom, como comer e rezar acontecem nos dois primeiros lugares, pressupõe-se que o sexo rola no destino final, né? É a parte do Amar... Pelas experiências que a autora se propunha imaginei que seria um livro fascinante. E na verdade foram experiências extraordinárias, porém fracamente relatadas, até mesmo pelo teor do conteúdo da vivência. Há um certo humor em geral, o que torna o livro leve. No entanto achei de bom, para regular. Soube que já fizeram um roteiro adaptado para o cinema, que será estrelado por Julia Roberts. Acho que pode ser mais interessante.

Estou lendo outros livros no momento, e gostando bastante. Mas as dicas vêm quando eu terminá-los. Tchan tchan tchan tchaaaaan.

E você, tem alguma dica? Não se iniba e deixe um post. Adoraria.

Nenhum comentário: