terça-feira, 23 de setembro de 2008

- HOMEM PRIMATA



Estou na fila do banco, fila que promete ser demorada, e para passar hora resolvo ler um livro de quase 600 páginas. Sem problemas. Para bancos já vamos com disposição para esperar (por isso levei o tal livro), e lá estou eu, em pé, aguardando minha vez tranquila, como passatempo um chumbo nas mãos. Sem reclamar. Então quando está quase chegando a minha vez, vem uma fulana, que estava sentadinha no sofá há tempos, pega, cutuca o rapaz da minha frente e fala, “Obrigada por guardar meu lugar.” Vira pra mim e diz: “Olha, eu tava atrás dele.” Hããã?? Mulher invisível? Nossa. Vocês não têm noção como essas atitudes me tiram do sério. Onde estava esta infeliz nos últimos 25 minutos que eu estava que nem um dois de paus em pé, tentado ler com um peso de sei lá quantos quilos na mão? Sentada. Sentadinha esperando a vez dela. Estava na minha frente... – “tava sim”, diz o rapaz que a conheceu há meia hora e guardou o maldito lugar dela. Grrrrrrrrrrrr. Será que estas pessoas não entendem que o banco é para idosos ou para acompanhantes? Se fosse para quem estivesse na fila, seria uma fila de cadeiras, e não uma fila em pé? E porque ela ficaria sentadinha e os outros idiotas que nem eu em pé? Por que ela é mais alta? Mais cafona? Se acha mais bonita? Acho que não! Não sei que razão passa na mente desta pessoa, sinceramente não entendo.

Falta de educação, falta de bom senso, preguiça ou descaso?

Então outro dia vou ao mercado. Exausta, depois de hooooras de trabalho, onze e meia da noite. Faço minhas pequenas compras e entro na fila do caixa rápido, de 25 volumes. Na minha frente três pessoas. Um cara, e um casal. Os homens se conheciam e estavam num papo animado. E aí a caixa grita: Próóóóóximo. O da vez se encaminha até a metade do caminho, vira e continua de papo com o amigo, e faz uma mãozinha para a moça esperar. Esperar o que? O fim da conversa deles? E os outros da fila? Eu? A moça atrás de mim? O casal de coroas depois? Ah, que esperem, pensam eles, nosso papo está tão bom. Ainnnnn! E então depois de um tempinho o cara finalmente se encaminha para o caixa. E: próóóóóximo. É a vez do casal a minha frente. Lá vão eles, passam as compras e opa... cadê o dinheiro? Ele esqueceu. Vira para a mulher, que devia ser uma namoradinha, ela faz cara de paisagem, e nem mexe na bolsa. E aí o SER manda a caixa esperar, e vai lá pra fora do mercado, pegar dinheiro no caixa eletrônico, ou na PQP. Realmente não sei onde ele foi. E nós da fila do caixa rápido? Quem??

Falta de educação, falta de bom senso, preguiça ou descaso?

Vou para o trabalho, e ao chegar um carro acaba de estacionar na minha frente, obstruindo a passagem para a entrada da vila. Buzino de leve, sinalizo que quero entrar e ele mesmo assim desliga o carro, e pede para eu esperar. Sem outra opção, espero. Ele sai, dá a volta no carro, e começa a desembarcar umas duas senhoras do carro com toda calma do mundo. Ele, obstruindo a minha entrada, e eu conseqüentemente, obstruindo a passagem da rua onde eu estava – Praia de Botafogo, nem um pouco movimentada. Começam a buzinar, reclamar atrás de mim, e eu, quieta, aguardo o tal cara tirar o carro dali ou chegar pra frente. Não tenho para onde ir. O dito cujo se irrita, vira para os carros que estão buzinando, começa a xingar todo mundo, profere palavrões, entra no carro, e chega o carro um pouquinho pra frente, dando assim passagem para meu carro entrar. Não poderia ter feito isso desde o inicio?

Falta de educação, falta de bom senso, preguiça ou descaso?

Viver é um exercício diário de paciência. Temos que sublimar muitas coisas, para não deixar pequenos intempéries do dia a dia tirarem nosso humor. Eu, em geral, ouço uma boa musica, falo no celular para abstrair a situação, conto até dez, até 20, até 30, mas às vezes realmente não aguento e reclamo MUITO, porque não sou de ferro e não tenho lá os melhores gênios. Do poeta Ferreira Goulart: "Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão". Isso!! É isso. Falta de educação, falta de bom senso, preguiça ou descaso? Nada. Falta de cidadania. Monte de animais!

PS. Muita falta de tempo para postar. Mas eu vou tentando!

PS2. Mudei o player do post anterior. Agora já dá para ouvir as músicas: http://daniuzeda.blogspot.com/2008/09/me-deixa-viverouvindo-boa-msica.html

* foto da estátua do macaco Tião. Conhecido e falecido gentleman do Zoológico do Rio.

Nenhum comentário: