quarta-feira, 10 de setembro de 2008

- MANIAS, EU?


Todo os dias quando acordo, a primeira coisa que faço é estalar meus tornozelos, depois os cotovelos, os pulsos, os dedos e tudo que for estalável. Adoro. Mas a mania, que é extremamente prazerosa pra mim, já me disseram que incomooooda. Poxa, é mania. Não consigo controlar.

Manias todo mundo tem. E como de perto ninguém é normal, aposto que você que já começou a contar nos dedos as suas. A palavra MANIA vem do grego, que significa loucura. Ui. Sem exageros! Esquisitice, extravagância, mau costume, fixação repetida, hábito prejudicial, ou não, as manias fazem parte do ser humano. De forma saudável, desde que não se transforme em quadro psiquiátrico, convenhamos, as manias às vezes são até engraçadas. Algumas são irritantes, outras, hum... peculiares.

Eu tenho algumas manias chatas, algumas boas, e provavelmente muitas que nem percebo. Começando pela mania de me estalar toda, que não acontece só ao acordar e sim ao longo do dia. A que talvez incomode mais é a de estalar o pescoço. Mas o pescoço tá duro, ele pede, não sou eu!

Outra que sei ser de morte é não fechar a pasta de dente. Não fecho, é mais forte que eu. Isso me incomoda também, já que por várias vezes a pasta endurece e é um inferno escovar os dentes. Para solucionar o problema, comecei a comprar pastas com tampa tipo pop up. Não adiantou, mesmo assim eu não me dava o trabalho de fechar. E então mudei a estratégia e agora só compro pasta de dente GEL, que não endurece. Porque a pasta continua sem ser tampada, e provavelmente continuará até eu morrer, pode reclamar a vontade. Não posso ajudar.

Também tenho mania de me alongar, mania de tirar os sapatos embaixo da mesa do computador (às vezes ficam até seis pares lá), mania de roupas de dormir (tenho zilhões de pijamas, camisolas e afins), mania pendurar calcinha no chuveiro (que mulher não tem?), mania de sacudir o pé direito antes de dormir, mania de balançar as pernas quando sentada ouvindo música, mania de dizer sempre um “te ligo”, quando encontro alguém na rua, mesmo que eu saiba que nunca vou ligar (mas isso é mania de todo carioca), mania de sempre estacionar o carro numa determinada área no shopping (em cada shopping eu tenho uma área pré-determinada pra parar), mania de fazer bainha de calça com silver tape, mania de ouvir a mesma música 20 vezes seguidas, mania de desligar o telefone correndo, mandando beijo sem dar tchau (haha, sempre ouço alguém ainda falando, mas quando vi já desliguei), mania de... ihhh, nem sei.

São todas inofensivas. E nenhuma que realmente seja caso grave, nem analisável, eu acho. Nada de calçar sempre a meia do pé esquerdo primeiro, ou ficar neurótica com um pé de sapato virado, não dormir com armário aberto, ou mania psicótica de arrumação e limpeza nem nada assim. Não que eu julgue, já diz o ditado: cada louco com sua mania.

Existem umas divertidas, e outras lamentáveis. Já viu mania de porteiro coçar o ouvido com chave? ECAA. Vejo na rua direto, um nojo. E mania de homem careca com rabo de cavalo? Não adianta que não compensa a falta do cabelo em cima e fica horrível, será que eles não enxergam? Outras: gente que finge estar dormindo no ônibus para não ter que dar lugar pra velhinhos ou grávidas, mania de juntar sobras de sabonetes pra formar um só amassando tudo num bola, mania de escrever em carro sujo: lave-me, mania de lamber a tampinha do iogurte, mania de duas mulheres irem juntas ao banheiro, mania de colocar biquini e ir tomar sol na varanda de casa, ou pior, na laje... haha.

Agora no final do post já lembrei de várias outras manias minhas. Mania de não atender telefone em casa (só deixo a secretária eletrônica, mesmo que eu não esteja fazendo nada), mania de ligar o chuveiro e ir fazer alguma outra coisa, mesmo que a água demore apenas cinco segundo para esquentar, mania de usar onomatopéias ou fazer sonoplastia enquanto falo... tem mais, tem mais. Mas chega, né?! Agora é a sua vez. E você? Quais são suas manias? Desde que não seja um caso patológico, viva! Os outros que reclamem, fazer o que? É mania!

Ainda bem que mania não pega. Ou pega? Ai.


PS. mania de escrever PS.s!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha mania é de fuxicar blogs e orkuts dos outros.

Prontofalei.

Dani Uzeda disse...

hehehe, adorei!