quarta-feira, 3 de setembro de 2008

- QUE AFINIDADES UNEM OS AMIGOS?


Conversei isso com uma amiga de infância esta semana. Éramos um grupo de amigas, de amigas de amigas, todas unidas e todas diferentes. Tínhamos a noite das calcinhas, onde vinho e pinto eram os temas básicos e só era permitida a entrada de mulheres.

Hoje o tempo separou boa parte de nós. Algumas amizades não sobreviveram aos anos, à distância, à vida. Mas todas, com certeza, deixam saudades.

Analisando meu grupo.

1) A alegre, risonha, simpática, transparente, ansiosa, distraída, impaciente e de tempos em tempos irritadiça.
2) A blasé, inteligente, às vezes surtada, determinada, individualista, feminista e fogosa.
3) A vaidosa, egocêntrica, segura, impecável, detalhista, profissional, ambiciosa, esperta, mas pouco culta.
4) A observadora, forte, sacana, irônica, esquentada, sensata, volátil, estabanada e divertida.
5) A doidinha, extrovertida, easy going, carente, passiva, sonhadora, sem noção e por vezes tola.
6) A justa, decidida, curiosa, teimosa, impulsiva, dispersa, presente, companheira, ciumenta e mais sensível do que aparenta.
7) A furona, engraçada, aparecida, desatenta, extravagante, protetora, prestativa, e se acha o poder em pessoa.
8) A insegura, feminina, calma, manhosa, vulnerável, otimista, aparentemente certinha.
9) A micareteira, festeira, sociável e trabalhadora
10) A conselheira, crítica, atenciosa, madura porém depressiva.

Tive cuidado de usar adjetivos diferentes a cada definição. E para deixar bem definida a personalidade de cada uma, ousei até ser um pouco caricata. Não que nós não sejamos um mix de sentimentos e emoções, e incontáveis adjetivos se aplicariam a cada uma em diversos momentos de nossas vidas. Todas diferentes, todas iguais, todas amigas.

Todo mundo fala que amizade entre mulheres é complicada. Rola inveja, ciúmes, competição. Não acho. Em amizade sincera e verdadeira não existe isso. Mas até distinguir quem é a verdadeira amiga e a “colega’”, muitos são os tombos e as decepções. Eu mesma deixei muita gente pra trás e de algumas amigas me afastei momentaneamente ou circunstancialmente, mas sempre tive a certeza que estavam ali, de stand by, com a luzinha vermelha acesa.

Acho que passamos por fases. Na infância tudo se resume à família e amizade. Já na adolescência o mundo começa se mostrar, e as amigas são os elos mais importantes para dividir as novas descobertas. Já aos 20 começa a fase de sair, e as amigas viram parceiras indispensáveis. Diversão é a palavra de ordem. Aos 30 a vida ganha novos contornos e as prioridades começam a se definir. Os encontros já não são tão constantes assim… mas com a maturidade percebemos não precisamos estar sempre juntas para nos fazermos presentes e importantes.

Hoje guardo ótimas recordações e grandes amizades. De brincadeiras de bonecas a flertes adolescentes. De fofocas de colégio, a saídas na night esquema tipo ir na roubada e voltar no perrengue. Grupos de estudos que mais pareciam grupos de conselhos afetivos, choros, risadas, bobagens, tombos no meio da rua, porres combinados, primeiras saídas motorizadas, primeiro trabalho, pequenos e grandes amores, viagens, conquistas da vida que compartilhamos cada degrauzinho. Adoro saber pequenas intimidades, medos, segredos, micos, e principalmente podres de cada uma. É um saboroso conhecer.

Dizem que os amores vêm e vão, ficam as amizades. Parece meio amargo para quem ama, namora, ou é casado e tal, mas é a mais pura verdade. Amigo de coração não vai te abandonar nunca. A vida pode te levar para caminhos diversos, mas ela estará sempre ali, ajudando a construir a sua história.

Confesso que os anos me tornaram mais cuidadosa ao me abrir e permitir entrar alguém tão intensamente na minha vida. Às vezes penso que já tenho amigas o suficiente para a vida toda, amigas fiéis, irmãs de coração. Mas volta e meia ainda me surpreendo com uma nova porta se abrindo, e mais uma pessoa entrando. Agradeço por todas elas!

Cito Vinícius de Moraes:

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações. Pois boas lembranças, são marcantes, e o que é marcante nunca se esquece! Uma grande amizade mesmo com o passar do tempo é cultivada assim!”

PS. Este post foi dedicado a Robert. E pra ela fica a tarefa de identificar cada uma enumerada acima! Rô, QUIZ pra você! Eu tô lá… você tb!!

PS2. Mesmo os adjetivos aparentemente ruins, são visualizados de coração e como eu disse, um pouco estereotipados, para poder distinguir melhor cada uma. Não quis chatear ninguém. E se alguém quiser me adjetivar, sinta-se à vontade. Ainn.

PS3. Rô, pensei em postar aquela foto que tiramos versões desde os 15 anos, mas tenho que procurar e tal. E eu amo esta foto aí... acho que expressa mais o futuro, a história seguindo. E amigas, claro. Clara, eu e Mari. Alias, Mari: E lá vamos nós.

3 comentários:

Anônimo disse...

Xi ! Vou ter que pensar !!! Não posso erar, né ? Conheço todas ? Algumas muito fácil - outras vou pensar. Espera !!! Espera !!! Eu sinto muito falta de todas elas ! Falta das fofocas e às vezes só das conversas e de saber se estão bem. Cada uma do seu jeitinho, com suas qualidades e seus defeitos, mas o que tivemos é raro. Tivemos uma adolescencia e juventude (a velha falando) privilegiadas demais !!! Não me arrependo de ter feito nada e muito menos de não ter feito algo. Vivemos intensamente e tenho certeza que ainda fazemos isso, só que não acompanhamos tanto as experiências das outras e com tanta frequência. Saibam que podem contar sempre comigo. Acredito mesmo que aprendemos com nossos erros e acertos mas que as pessoas que passam nas nossas vidas têm uma importância imensa - sempre aprendemos alguma coisa com os erros e acertos delas. Beijos ! Robert.

Dani Uzeda disse...

achei todas muito fáceis de decifrar. Logico q vc conhece todas. Da época das calcinhas! Bju

Anônimo disse...

Bom, o quiz não era pra mim, mas como acompanhei indiretamente tenho cá meus chutes..... A Robert é fácil. Dá pra matar qual é pelo primeiro adjetivo.

Era uma turma muito boa. Nas saídas em que eu ia de bicona sempre me divertia muito.

: )